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Conjunto de ações para implementação de sistema de gestão da qualidade em laboratório de ensaio e calibração de instituições de ensino superior, de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025

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Conjunto de ações para implementação de sistema de gestão da qualidade em laboratório de ensaio e calibração de instituições de ensino superior, de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025

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Título Conjunto de ações para implementação de sistema de gestão da qualidade em laboratório de ensaio e calibração de instituições de ensino superior, de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025
Autor Grochau, Inês Hexsel
Orientador Forte, Maria Madalena de Camargo
Co-orientador Ten Caten, Carla Schwengber
Data 2017
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais.
Assunto Acreditação
Gestão da qualidade
Instituições de ensino superior
Laboratórios de ensaios
[en] American continent
[en] ISO/IEC 17025
[en] Quality management system
[en] Teaching and research institution
[en] Test and calibration laboratory
[en] University
Resumo A acreditação de laboratórios de instituições de ensino superior (IES) contribui para a inserção do país no comércio exterior e para a melhoria de suas condições socioeconômicas. Esta tese propõe um conjunto de ações, em diversos âmbitos, para viabilizar a obtenção e a manutenção da acreditação, de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, em laboratórios de ensaio ou calibração de IES no Brasil. A tese apresenta inicialmente uma revisão bibliográfica sobre sistemas de gestão da qualidade (SGQ) em geral e em laboratórios de IES. Com o mapeamento do cenário da acreditação de laboratórios no continente americano, realizado através de consulta em sites de organismos de acreditação signatários do ILAC, foram identificados os países com as maiores percentagens de laboratórios de IES acreditados. A partir da análise das respostas dos questionários enviados a estes laboratórios, da revisão bibliográfica e da experiência profissional da autora, foi obtida uma compilação das principais dificuldades e problemas encontrados no processo de acreditação e foram propostas ações para mitigá-las. O estudo desenvolvido nesta tese permitiu concluir que, de modo geral, a percentagem de laboratórios de IES em relação ao total, na maior parte dos países estudados, ainda é baixa. Além disso, a adoção generalizada de um conjunto predeterminado de ações não é viável, devido à diversidade de instituições e de laboratórios. Porém, o conjunto de ações proposto nesta tese serve como instrumento de consulta para que os laboratórios, as instituições e os demais agentes que atuam no processo de implantação de SGQ e acreditação, possam montar planos de ação individualizados, adequados às suas características e necessidades individuais. Adicionalmente, este trabalho pode ser usado para o aprofundamento do tema por outros pesquisadores e para estimular uma discussão sobre a acreditação de laboratórios em IES.
Abstract Laboratory accreditation in Higher Education Institutions (HEI) contributes to the country's insertion in international trade and to the improvement of its socioeconomic conditions. This thesis proposes a set of actions to aid laboratories of Brazilian HEIs in obtaining and maintaining accreditation, according to the ISO/IEC 17025 standard. This thesis begins with a literature review on quality management systems (QMS) in general and in HEI laboratories. Next, the current landscape of laboratory accreditation in the American Continent is presented, obtained by surveying the websites of accreditation bodies signatories to the International Laboratory Accreditation Cooperation Mutual Recognition Arrangement. This allowed the identification of countries with highest percentages of accredited HEI laboratories. A complementary survey was conducted through questionnaires sent to these laboratories. Based on the literature review, the survey of accredited HEI laboratories, and the author's personal experience, the main difficulties and problems that occur in the accreditation process were compiled, and actions to mitigate them were proposed. The study conducted in this thesis leads to the conclusion that, in general, the percentage of accredited laboratories that belong to HEI is still small in American countries. Furthermore, the widespread adoption of a predefined set of actions is not feasible, given the diversity of institutions and laboratories. On the other hand, the set of actions proposed in this thesis may support the development of individual plans for laboratories, institutions and other agents involved in the QMS implementation and accreditation processes, adapted to their own needs and characteristics. In addition, this work affords informations for further studies by other researchers, and stimulates a discussion on HEI laboratory accreditation.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/163256
Arquivos Descrição Formato
001023968.pdf (1.358Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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