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dc.contributor.advisorFrança, Marcio Pezzinipt_BR
dc.contributor.authorSilva, Amanda Lisboa Marques dapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-22T02:42:44Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163319pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Verificar os conceitos e visões de Equipes da Estratégia de Saúde da Família sobre a Fonoaudiologia. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, transversal, por meio de entrevistas guiadas por questionário semi-estruturado. A amostra foi selecionada por conveniência e constituída por dois grupos: Grupo Experimental, composto por nove profissionais de três ESFs que tiveram contato com a Fonoaudiologia no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Grupo Controle, composto por três ESFs do mesmo distrito, porém, que não tiveram atividade com a Fonoaudiologia no Programa de Educação, contando também com nove sujeitos. Resultados: O Grupo Experimental apontou mais citações espontâneas sobre a prática fonoaudiológica, demonstrando maior conhecimento das possibilidades de atuação deste profissional dentro e fora do âmbito clínico e na Atenção Primária. Conclusões: Houve diferença entre as visões dos grupos, e os relatos qualitativos mostram que o contato e a participação em atividades do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde com o núcleo da Fonoaudiologia foi a variável que enriqueceu e ampliou a visão dos profissionais das Equipes de Saúde da Família.pt_BR
dc.description.abstractPurpose: To check the concepts and opinions of the Family Health Strategy Teams about Speech, Language and Hearing Sciences. Methods: It’s about a qualitative and transversal study. Data were collected with a semi-structured questionnaire. The sample was selected by convenience and consists of two groups: the Experimental Group, composed of nine professionals of three Family Health Strategy Teams who had contact with the Speech, Language and Hearing Sciences in the Educational Program by Work for Health of Federal University of Rio Grande do Sul and the Control Group, composed of three Family Health Strategy Teams of the same district, with nine subjects, which had no activity with the Speech, Language and Hearing Sciences in the Educational Program by Work for Health. Results: The Experimental Group pointed more spontaneous quotes about practicing Speech, Language and Hearing Sciences, demonstrating greater knowledge of how these professionals work within and outside the clinical and in the Primary Health Care. Conclusion: There was a difference between the opinion of groups, and the qualitative reports show that the contact and participation in activities of the Educational Program by Work for Health with Speech, Language and Hearing Sciences was the variable which has enriched and expanded the vision of Family Health Strategy Teams professionals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic healthen
dc.subjectProfissionais da saúdept_BR
dc.subjectAgentes comunitários de saúdept_BR
dc.subjectFamily healthen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectHealth promotionen
dc.subjectSpeech language and hearing sciencesen
dc.titleA fonoaudiologia sob a visão de equipes da estratégia de saúde da família : a estratégia de um programa de educação pelo trabalho para a saúdept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001024273pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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