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dc.contributor.advisorDewes, Homeropt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Renata Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2017-06-23T02:39:16Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163372pt_BR
dc.description.abstractAnalisar as dinâmicas que envolvem a combinação de atividades realizadas no contexto rural mostra-se uma tarefa pertinente para a temática do agronegócio. A crescente valorização das culturas e sistemas de produção locais, dos produtos agroalimentares, das paisagens e do meio ambiente, bem como as dinâmicas das relações sociais e econômicas, impulsionam o surgimento de novas oportunidades para geração desenvolvimento econômico e social no meio rural. Nesse sentido, o desenvolvimento da atividade turística no espaço rural, motivado pela diversificação e pela demanda das novas relações com esse ambiente, expõe as possibilidades de exploração de novas oportunidades de mercado. Percebe-se que a valorização do local estimula não apenas a economia rural, mas também a atividade turística e o desenvolvimento de pequenos empreendimentos de uma determinada região. No caso dessa pesquisa, tais fatores são explorados através da identificação e análise das iniciativas de enoturismo e turismo gastronômico na região Sul do Brasil. Buscando discutir esse contexto, realizou-se um levantamento da literatura acerca das abordagens que conduzem a construção analítica do trabalho, posteriormente desenvolveram-se dois estudos, que, para a estrutura teórica, relacionam como fio condutor a temática do turismo no espaço rural, com a abordagem de cadeias curtas. O levantamento realizado serviu para embasar a análise dos dados selecionados para compor o estudo acerca do enoturismo e das entrevistas com atores locais, no caso do estudo referente ao turismo gastronômico, que também contempla outros elementos, como Indicações Geográficas e o movimento Slow Food. Como resultados da análise, pode-se considerar que, ao promover os produtos locais, valorizar o tradicional e as estruturas sociais e econômicas de uma determinada região é possível atingir o desenvolvimento regional e agregar valor para os produtos, valorizar os produtores e aproximá-los do setor varejista e de serviços, e, consumidores finais.pt_BR
dc.description.abstractTo analyze the dynamics involving the combination of activities in the rural context appears as a relevant task for the subject of agribusiness. The growing appreciation of cultures and local production systems, agri-food products, the landscapes and the environment, as well as the dynamics of social and economic relations, drive the emergence of new opportunities for generating economic and social development in rural areas. In this sense, the development of tourism in rural areas, driven by diversification and demand of new relations with the environment, exposes the possibilities of exploiting new market opportunities. It is noticed that the appreciation of the Local encourages not only the rural economy, but also the tourist activity and the development of small enterprises in a given region. In the case of this research, these factors are explored through the identification and analysis of wine tourism and gastronomic tourism initiatives in southern Brazil. Attempting to discuss this context was held a survey of the literature on approaches that lead to analytical construction of the study, subsequently were developed two studies, which, for the theoretical framework, relate as a guide the theme of tourism in rural areas, with the approach of short chains. The survey served to support the analysis of the data selected to compose the study of the wine tourism and interviews with local actors, in the case of study related to gastronomic tourism, which also includes other elements such as geographical indications and the Slow Food movement. As a result of the analysis, it can be considered that by promoting local products, enhance the traditional social and economic structures of a given region can achieve regional development and add value to the products, value producers and bring them closer of the retail sector and services, and consumers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTourism in rural areasen
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectEnoturismopt_BR
dc.subjectWine tourismen
dc.subjectTurismo gastronômicopt_BR
dc.subjectGastronomic tourismen
dc.subjectTurismo ruralpt_BR
dc.subjectSlow fooden
dc.subjectShort food supply chainsen
dc.titleEnoturismo, turismo enogastronômico e slow food : experiências na serra gaúcha – RS / Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001024229pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Agronomiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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