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Expansão da oferta de educação infantil no Rio Grande do Sul : desafios no contexto do novo Plano Nacional de Educação

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Expansão da oferta de educação infantil no Rio Grande do Sul : desafios no contexto do novo Plano Nacional de Educação

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Título Expansão da oferta de educação infantil no Rio Grande do Sul : desafios no contexto do novo Plano Nacional de Educação
Autor Flores, Maria Luiza Rodrigues
Soares, Gisele Rodrigues
Resumo O trabalho apresenta dados de pesquisa que monitorou o alcance da meta nacional de atendimento para a educação infantil no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, considerando-se o estabelecido no Plano Nacional de Educação 2001-2010. A metodologia do estudo envolveu análise de dados censitários, demográficos e educacionais no período de 2006 a 2012 e análise documental das “Radiografias da Educação Infantil” elaboradas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS, 2007, 2010, 2011, 2012, 2013). A ampliação do atendimento à faixa etária da educação infantil no estado cresceu no período analisado, atingindo em 2012 o percentual de atendimento de 25,46% para a subetapa creche e de 67,84% em relação à pré-escola. A análise dos dados projeta desafios para este estado no que se refere ao decênio 2014-2024, prazo de vigência do novo Plano Nacional de Educação, para que sejam alcançados os percentuais previstos para ambos os agrupamentos etários.
Abstract The paper presents research data that monitored the scope of the national service goal for Early Childhood Education in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, considering the provisions of the National Education Plan 2001-2010. The methodology of the study involved analysis of some census, demographic and educational data from 2006-2012 period and documentary analysis of the “X-rays of early childhood education” prepared by the State Court of Auditors (TCE/ RS, 2007, 2010, 2011, 2012, 2013 ). The expansion of service to the age of early childhood education in the state grew in the analyzed period, reaching 25.46% in 2012 in the attendance percentage for the child care, and 67.84% for the pre-school. Data analysis design challenges for this state in relation to the decade 2014-2024, term of the new National Education Plan for achieving the expected percentage for both age groups.
Contido em Eccos : revista científica. São Paulo, SP. N. 37 (maio/ago. 2015), p. 43-57
Assunto Creche
Direito à educação
Educação infantil
Plano Nacional de Educação
[en] Child care and pre-school
[en] Compulsory basic schooling
[en] Early Childhood Education
[en] National Education Plan
[en] Right to education
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/163394
Arquivos Descrição Formato
001019111.pdf (564.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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