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dc.contributor.authorFlores, Maria Luiza Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorSoares, Gisele Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2017-06-23T02:40:17Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1517-1949pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163394pt_BR
dc.description.abstractO trabalho apresenta dados de pesquisa que monitorou o alcance da meta nacional de atendimento para a educação infantil no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, considerando-se o estabelecido no Plano Nacional de Educação 2001-2010. A metodologia do estudo envolveu análise de dados censitários, demográficos e educacionais no período de 2006 a 2012 e análise documental das “Radiografias da Educação Infantil” elaboradas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS, 2007, 2010, 2011, 2012, 2013). A ampliação do atendimento à faixa etária da educação infantil no estado cresceu no período analisado, atingindo em 2012 o percentual de atendimento de 25,46% para a subetapa creche e de 67,84% em relação à pré-escola. A análise dos dados projeta desafios para este estado no que se refere ao decênio 2014-2024, prazo de vigência do novo Plano Nacional de Educação, para que sejam alcançados os percentuais previstos para ambos os agrupamentos etários.pt_BR
dc.description.abstractThe paper presents research data that monitored the scope of the national service goal for Early Childhood Education in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, considering the provisions of the National Education Plan 2001-2010. The methodology of the study involved analysis of some census, demographic and educational data from 2006-2012 period and documentary analysis of the “X-rays of early childhood education” prepared by the State Court of Auditors (TCE/ RS, 2007, 2010, 2011, 2012, 2013 ). The expansion of service to the age of early childhood education in the state grew in the analyzed period, reaching 25.46% in 2012 in the attendance percentage for the child care, and 67.84% for the pre-school. Data analysis design challenges for this state in relation to the decade 2014-2024, term of the new National Education Plan for achieving the expected percentage for both age groups.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEccos : revista científica. São Paulo, SP. N. 37 (maio/ago. 2015), p. 43-57pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationen
dc.subjectChild care and pre-schoolen
dc.subjectPlano Nacional de Educaçãopt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectCompulsory basic schoolingen
dc.subjectRight to educationen
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectNational Education Planen
dc.titleExpansão da oferta de educação infantil no Rio Grande do Sul : desafios no contexto do novo Plano Nacional de Educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001019111pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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