Repositório Digital

A- A A+

O prestígio na capa : a construção jornalística da figura do editor de livros no suplemento sabático (2010-2013)

.

O prestígio na capa : a construção jornalística da figura do editor de livros no suplemento sabático (2010-2013)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O prestígio na capa : a construção jornalística da figura do editor de livros no suplemento sabático (2010-2013)
Autor Müller, Mariana Scalabrin
Golin, Cida
Resumo Este artigo busca identificar os índices de prestígio acionados pelo suplemento Sabático (2010-2013) na construção jornalística da figura do editor de livros feita a partir da capa, espaço emblemático de consagração. Após mapeamento e análise de todas as 160 capas do extinto suplemento do jornal O Estado de S. Paulo, delimitamos nosso corpus a seis edições que tiveram na página principal um editor de livros. O aporte qualitativo da Análise de Conteúdo (AC) e o tensionamento com o referencial teórico apontaram para três categorias regulares e sistemáticas que respondem, no coletivo, à construção prestigiosa desses editores: Formação, Rede de Relações e Catálogo. A figura positiva dos editores, construída pela narrativa jornalística do Sabático, personaliza o sucesso das empresas aos elementos de distinção atribuídos a cada um desses profissionais.
Abstract This paper aims to identify prestige indexes used by the cultural supplement Sabático (2010-2013) on its covers – an emblematic space of recognition – in the journalistic construction of book editors’ image. After we gathered all Sabático’s issues published by O Estado de S. Paulo (160 in total), we reduced our corpus to six issues that have book editors on their covers. The basis of the qualitative Content Analysis (CA) and the tension with the related theory points to three analytic categories, which are collectively related to the representation of these editors: Education, Networking, and Catalog. The positive image of editors created by Sabático’s journalistic narrative personalizes the success of the companies when it relates these people to the distinction elements attributed to each of them.
Contido em Contracampo : revista do Programa da Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ. Vol. 35, n. 2 (ago./nov. 2016), p. 116-136
Assunto Editor de livros
Jornalismo cultural
O Estado de S. Paulo (Jornal). Sabático
[en] Book editor
[en] Cultural supplement
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/163409
Arquivos Descrição Formato
001019895.pdf (276.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.