Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMüller, Mariana Scalabrinpt_BR
dc.contributor.authorGolin, Cidapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-24T02:32:16Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1414-7483pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163409pt_BR
dc.description.abstractEste artigo busca identificar os índices de prestígio acionados pelo suplemento Sabático (2010-2013) na construção jornalística da figura do editor de livros feita a partir da capa, espaço emblemático de consagração. Após mapeamento e análise de todas as 160 capas do extinto suplemento do jornal O Estado de S. Paulo, delimitamos nosso corpus a seis edições que tiveram na página principal um editor de livros. O aporte qualitativo da Análise de Conteúdo (AC) e o tensionamento com o referencial teórico apontaram para três categorias regulares e sistemáticas que respondem, no coletivo, à construção prestigiosa desses editores: Formação, Rede de Relações e Catálogo. A figura positiva dos editores, construída pela narrativa jornalística do Sabático, personaliza o sucesso das empresas aos elementos de distinção atribuídos a cada um desses profissionais.pt
dc.description.abstractThis paper aims to identify prestige indexes used by the cultural supplement Sabático (2010-2013) on its covers – an emblematic space of recognition – in the journalistic construction of book editors’ image. After we gathered all Sabático’s issues published by O Estado de S. Paulo (160 in total), we reduced our corpus to six issues that have book editors on their covers. The basis of the qualitative Content Analysis (CA) and the tension with the related theory points to three analytic categories, which are collectively related to the representation of these editors: Education, Networking, and Catalog. The positive image of editors created by Sabático’s journalistic narrative personalizes the success of the companies when it relates these people to the distinction elements attributed to each of them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofContracampo : revista do Programa da Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ. Vol. 35, n. 2 (ago./nov. 2016), p. 116-136pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJornalismo culturalpt_BR
dc.subjectCultural supplementen
dc.subjectBook editoren
dc.subjectO Estado de S. Paulo (Jornal). Sabáticopt_BR
dc.subjectEditor de livrospt_BR
dc.titleO prestígio na capa : a construção jornalística da figura do editor de livros no suplemento sabático (2010-2013)pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001019895pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples