Repositório Digital

A- A A+

Tecnologia da informação e gestão do conhecimento : análise contingencial do impacto da videoconferência nas variáveis estratégicas organizacionais

.

Tecnologia da informação e gestão do conhecimento : análise contingencial do impacto da videoconferência nas variáveis estratégicas organizacionais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tecnologia da informação e gestão do conhecimento : análise contingencial do impacto da videoconferência nas variáveis estratégicas organizacionais
Autor Spíndola Júnior, Nilton
Orientador Vargas, Lilia Maria
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Estratégia organizacional
Gestão do conhecimento
Tecnologia da informação
Videoconferência
Resumo Muitas organizações têm adotado tecnologias da informação no sentido de favorecer a criação ou manutenção de vantagens competitivas. No entanto, à medida que o conhecimento organizacional, resultado da interação entre as pessoas, é reconhecido como a principal fonte destas vantagens, verifica-se a crescente adoção de uma tecnologia em particular: a videoconferência. O objetivo deste trabalho é compreender como a adoção desta tecnologia, num contexto de gestão do conhecimento, interfere na estratégia organizacional. Para isto, foi realizada uma análise contingencial dos impactos da videoconferência nas variáveis estratégicas de duas organizações. Os resultados indicam que a videoconferência promove modificações em fatores cognitivos e organizacionais das empresas estudadas. Estas modificações, em conjunto, ao aumentarem a capacidade absortiva de indivíduos e grupos, impactam positivamente em suas variáveis estratégicas.
Abstract It has much time that organizations have been adopting information technology objectifying to follow the accented speed with that the information currently multiplies and, in the direction to react fast and efficiently to the ambient threats and chances, through the creation or maintenance of competitive advantages front its competitors. While organizational knowledge, result of the interaction between the people, is recognized as the main source of these advantages, the use of a collaborative technology with high quality of the information and raised level of social presence grows: the videoconference. Understand how this technology, adopted inside a context of knowledge management, impact in the organizational strategy is the objective of this work. For this, a contingencial analysis of the videoconferencing organizational strategic variables provoked impacts id done in two organizations: One that used it to get external knowledge and other to spread out the internal knowledge. The results indicate that the collaborative technology videoconference, being adopted with the objective to favor the organizational knowledge, impact positively in strategic variables when promoting alterations in cognitive and organizational factors, that, in set, increase the absorptive capacity of individuals and groups of the institution.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/16346
Arquivos Descrição Formato
000702030.pdf (873.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.