Repositório Digital

A- A A+

Teoria da relevância e interpretação textual : uma ilustração através de textos de humor

.

Teoria da relevância e interpretação textual : uma ilustração através de textos de humor

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Teoria da relevância e interpretação textual : uma ilustração através de textos de humor
Autor Goldnadel, Marcos
Oliveira, Rita de Cássia Alves
Resumo O propósito deste artigo é apresentar os conceitos fundamentais da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1995), no tratamento interpretativo de textos. Foram escolhidos textos de humor para realizar as análises ilustrativas por razões didáticas, já que por serem em geral mais curtos, as possíveis lacunas apresentadas durante o processo interpretativo, ficam mais evidentes e podem ser mais facilmente sanadas. Nestas análises, sob o prisma da Relevância, enfatiza-se a importância fundamental do contexto cognitivo na construção de processos inferenciais para a compreensão, ressaltando-se que a interpretação, indo além do texto explícito, requer habilidades cognitivas e perceptuais. Estas análises representam possíveis caminhos a serem trilhados no ensino da interpretação textual, visto que muitos professores pressupõem que o aluno conheça estes caminhos, o que na maioria das vezes, é uma idéia errônea e, sendo assim, não tratam deste assunto de forma significativa, configurando um dos graves problemas do ensino atual.
Abstract The purpose of this article is to present the basic concepts of Relevance Theory by Sperber and Wilson (1995) on text interpretation. Humor texts were chosen to do the analyses for didactic reasons, since they are normally shorter than other kinds of texts, the possible blanks presented during the interpretative process are more evident and can be easily completed. On these analyses, under Relevance prism, the fundamental importance of cognitive context is emphasized on inferential process construction to comprehension, remembering that interpretation, beyond explicit text, requires cognitive and perceptual abilities. These analyses represent possible ways to go along on teaching textual interpretation, since many teachers presume students know these ways, what in most of the cases is a wrong idea thus; they don’t treat this subject in a significant way, configuring one of the hardest problems of present-day education.
Contido em Entretextos : revista da pós-graduação em letras. Londrina, PR. Vol. 7 (jun./dez. 2007), p. 112-124
Assunto Inferencia
Interpretacao textual
Teoria da relevância
[en] Education
[en] Implicature
[en] Inference
[en] Relevance Theory
[en] Textual Interpretation
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/163478
Arquivos Descrição Formato
000646420.pdf (248.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.