Repositório Digital

A- A A+

Construção social de mercados e as tendências de consumo : o caso do Pavilhão da Agricultura Familiar da EXPOINTER (RS)

.

Construção social de mercados e as tendências de consumo : o caso do Pavilhão da Agricultura Familiar da EXPOINTER (RS)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Construção social de mercados e as tendências de consumo : o caso do Pavilhão da Agricultura Familiar da EXPOINTER (RS)
Outro título Social construction of markets and the trends of consumption : the case of the Family Farmers' Market at EXPOINTER (Brazil)
Autor Schubert, Maycon Noremberg
Schneider, Sergio
Resumo O artigo explora os contextos de construção social dos mercados, tendo como objeto de pesquisa a feira da agricultura familiar na EXPOINTER. O objetivo é discutir a formação histórica desse mercado, por meio de entrevistas semiestruturadas com atores-chave dos movimentos sociais e gestores públicos. Também foi aplicado um questionário com perguntas fechadas a 218 consumidores para levantar informações sobre seu perfil. Esse espaço existe desde 1999 dentro da feira e, desde então, ocorre anualmente. A análise mostrou que o perfil dos compradores/consumidores da feira é de renda e escolaridade elevadas. As conclusões mostram que os produtos da feira da agricultura familiar possuem grande receptividade dos consumidores em face da qualidade e uma percepção de contribuição com a saúde. O estudo também concluiu que a feira foi criada mediante uma coalizão de interesses entre poder público e movimentos sociais, especialmente o sindicalismo rural da agricultura familiar.
Abstract The article explores the contexts of social construction of markets, focusing on the family farmers’ market at EXPOINTER (Brazil) as research topic. The main goal is to discuss the historical development of this marketplace by using a methodology based on semistructured interviews with key actors, social movements and public officials. Besides, a questionnaire with closed questions was applied to 218 buyers/consumers to gather information on their profile. The family farmers’ market exists since 1999 within EXPOINTER as a fair and takes place annually. The analysis showed that the buyers/consumers at the fair have a high income and educational level. The findings showed that the products from the family farmers have a great receptivity among consumers because of their quality as well as due to a sense that they contribute to health. The study also concluded that the fair was created by a coalition of interest by the government and social movements, especially the rural trade unions of family farmers.
Contido em Ciências sociais UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 52, n. 3 (set./dez. 2016), p. [373]-382
Assunto Agricultura familiar
Mercado agroalimentar
Sociologia da agricultura
[en] Consumption
[en] Fair
[en] Family farming
[en] Healthiness
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/163510
Arquivos Descrição Formato
001017412.pdf (509.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.