Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Nathalia Matospt_BR
dc.contributor.authorKessler, Carlos Henriquept_BR
dc.date.accessioned2017-06-28T02:28:17Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1677-1168pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163521pt_BR
dc.description.abstractEste estudo reflete acerca da viabilidade de um trabalho clínico no contexto de uma clínica-escola referenciada na psicanálise. O estagiário ocupa uma posição indefinida: deve ter condições para clinicar (sendo o estágio “obrigatório”), mas ainda não é psicólogo, tampouco psicanalista. Visto que a universidade não forma analistas e que os três elementos considerados indispensáveis à formação analítica são a prática supervisionada, a análise pessoal e o estudo teórico, surge a questão: de que forma podem-se sustentar condições para um trabalho clínico durante essa primeira experiência na psicanálise? Um dos autores deste trabalho, em estudo anterior, aborda essa questão sob a perspectiva do supervisor, indicando a possibilidade de um efeito pontual de transmissão da psicanálise ao clínico que busca uma clínicaescola. Partindo dessa consideração, investigamos o que foi experienciado no momento de um início de prática clínica, enfatizando a perspectiva não do supervisor, mas do estagiário em supervisão.pt_BR
dc.description.abstractThis study reflects about the viability of a scientific work in a clinical training school context referenced in psychoanalysis. The student occupies an undefined position: he/she must have conditions to do a scientific work (the traineeship is “obligatory”), but is not a psychologist yet, neither psychoanalyst. Considering that the university does not graduate psychoanalysts and that the three elements considered as indispensable to the analytic formation are the practice under supervision, the personal analysis and the theoretical study, the question arises: how is it possible to support conditions for a scientific work during this first experience in psychoanalysis? One of the authors of this article, in a previous study, broaches this topic through a supervisor perspective, indicating the possibility of an accurate effect of psychoanalysis transmission to the student that searches for a clinical training school. Based on this consideration, we investigated what has been experienced at the beginning of a clinical practice, emphasizing the perspective of the student under supervision.en
dc.description.abstractEste estudio trata sobre la viabilidad de un trabajo clínico en el contexto de una clínica-escuela referenciada en el psicoanálisis. El alumno en prácticas ocupa una posición indefinida: debe tener condiciones para realizar atendimiento clínico (siendo las prácticas obligatorias), pero todavía no es psicólogo, tampoco psicoanalista. Visto que la universidad no forma analistas y que los tres elementos considerados indispensables para la formación analítica son la práctica con supervisión, el análisis personal y el estudio teórico, surge la cuestión: ¿de qué forma se pueden sustentar las condiciones para un trabajo clínico durante esta primera experiencia en el psicoanálisis? Uno de los autores de este trabajo, en un estudio anterior, aborda esta cuestión bajo la perspectiva del supervisor, indicando la posibilidad de un efecto puntual de transmisión del psicoanálisis al clínico que busca la clínica escuela. Partiendo de esa consideración, investigamos lo que fue experimentado en el momento del inicio de una práctica clínica, enfatizando la perspectiva no del supervisor, y si la del que realiza las prácticas bajo supervisión.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia em revista. Belo Horizonte. Vol. 22, n. 2 (ago. 2016), p. 469-485pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectSupervisão psicanalíticapt_BR
dc.subjectClinical training schoolen
dc.subjectClínicas-escolapt_BR
dc.subjectUniversityen
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectSupervisionen
dc.subjectPsicoanálisises
dc.subjectClínica escuelaes
dc.subjectUniversidades
dc.subjectControles
dc.titleReflexões acerca de um início : psicanálise e clínica na universidadept_BR
dc.title.alternativeReflections about a beginning: psychoanalysis clinic at the universityen
dc.title.alternativeReflexiones acerca de un inicio: psicoanálisis y clínica en la universidades
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001019079pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples