Repositório Digital

A- A A+

O livro didático de língua estrangeira : uma proposta de avaliação

.

O livro didático de língua estrangeira : uma proposta de avaliação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O livro didático de língua estrangeira : uma proposta de avaliação
Outro título The foreign language textbook : an evaluation proposal
Autor Borella, Sabrina Gewehr
Schroeder, Daniela Norci
Resumo Este artigo, preocupado com a frequente carência de critérios por parte dos professores de língua estrangeira no momento da escolha de seu material didático, apresenta uma proposta de análise de livros didáticos, tendo como base teórica principal os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira – 5ª a 8ª séries. Essa proposta, organizada em cinco fichas, compostas de uma série de perguntas norteadoras, foi criada com o intento de tornar os conceitos presentes nos PCN menos abstratos. O trabalho sugere que a proposta de avaliação, aqui apresentada, não deve ser utilizada como receita, mas como objeto de reflexão, no momento da escolha do livro didático, por parte dos profissionais do ensino de língua estrangeira.
Abstract Foreign language teachers lack criteria when the time comes for them to choose the book to use in their classrooms. Thus, this paper tries to offer these teachers a series of guidelines based on the “National Curriculum Guidelines – Foreign Languages - Grades 5 through 8”. This proposal, divided into five cards composed of several guiding questions, was then created with the intention of making the concepts related to that document less abstract than they are in those Guidelines. The study suggests that foreign language professionals should not use this proposal as a recipe, but as an object for reflection while choosing the materials to be used in their classrooms.
Contido em Entretextos : revista da pós-graduação em letras. Londrina, PR. Vol. 13, n. 1 (jan./jun. 2013), p. 231-256
Assunto Língua estrangeira
Livro didático
Parâmetros curriculares nacionais
Seleção
[en] Criteria for choosing Textbooks
[en] Foreign language Textbook
[en] National Pedagogical Guidelines
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/163526
Arquivos Descrição Formato
000900493.pdf (449.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.