Repositório Digital

A- A A+

Innovación y creacion de valor compartido en el agronegocio argentino : un estudio de caso

.

Innovación y creacion de valor compartido en el agronegocio argentino : un estudio de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Innovación y creacion de valor compartido en el agronegocio argentino : un estudio de caso
Outro título Inovação e criação de valor compartilhado no agronegócio argentino: um estudo de caso
Outro título Innovation and shared value creation in argentine agribusiness: a case study
Autor Pedroni, Florencia Verónica
Piñeiro, Verónica
Barcellos, Marcia Dutra de
Resumen La innovación, la sostenibilidad y la creación de valor compartido resultan ser condiciones relevantes para la competitividad de las firmas. El presente trabajo, a través del estudio de una empresa argentina de tecnología agrícola, aborda las mencionadas temáticas y tiene por objetivos: (a) caracterizar el perfil innovador y sustentable de la compañía, vinculando sus invenciones a la literatura referida al tema; y (b) estimar la creación de valor generada por la principal innovación sustentable de la empresa en la producción de soja de la Argentina. A tal fin, metodológicamente, se vinculan los conceptos teóricos revisados con la unidad de análisis seleccionada y se efectúan cálculos para la estimación del valor generado por innovaciones específicas. Los resultados indican que la empresa estudiada es altamente innovadora (premios obtenidos, innovaciones incrementales identificadas e importantes avances logrados en la tecnología de inoculación) y sustentable (dimensiones ambiental, económica y social). Asimismo, se encuentra que el empleo de productos innovadores (inoculantes líquidos) genera un ahorro de aproximadamente el 50 % del fertilizante (urea) necesario, comparado con un sistema de fertilización tradicional. Además, reduce el consumo de combustible requerido para el transporte de la urea economizada y evita las erogaciones para su aplicación. El estudio contribuye, académicamente, pues operacionaliza conceptos abstractos (innovación, sustentabilidad) a través del abordaje conjunto y aplicación a un caso concreto. Pragmáticamente, la estimación del impacto del inoculante en la cadena de valor de la soja resulta útil para los actores involucrados.
Abstract Innovation, sustainability and shared value creation prove to be relevant conditions for the competitiveness of firms. The present work, through the study of an Argentine company of agricultural technology, addresses the mentioned topics and aims to: (a) characterize the innovative and sustainable profile of the company, linking its inventions to the literature; And (b) estimate the value creation generated by the company's main sustainable innovation in Argentina's soybean production. To this end, methodologically, the theoretical concepts are linked to the selected unit of analysis and estimates of the value generated by specific innovations are calculated. The results indicate that the company studied is highly innovative (awards obtained, incremental innovations identified and important advances in inoculation technology) and sustainable (environmental, economic and social dimensions). It is also found that the use of innovative products (liquid inoculants) generates savings of approximately 50% of the fertilizer (urea) needed, compared to a traditional fertilization system. In addition, it reduces the fuel consumption required for the transport of the urea saved and avoids the expenses for its application. The study contributes, academically, as it operationalize abstract concepts (innovation, sustainability) through the joint approach and application to a concrete case. Pragmatically, estimating the impact of the inoculant on the soybean value chain is useful for the stakeholders.
Resumo A inovação, a sustentabilidade e a criação de valor compartilhado são condições relevantes para a competitividade das empresas. Este trabalho, através do estudo de uma empresa argentina de tecnologia agrícola, aborda os tópicos acima mencionados e tem como objetivos: (a) caracterizar o perfil inovador e sustentável da empresa, ligando suas invenções à literatura referida ao assunto; e (b) estimar a criação de valor gerada pela principal inovação sustentável da companhia na produção de soja da Argentina. Para estes fins, metodologicamente, se vinculam os conceitos teóricos revisados com a unidade de análise selecionada e se efetuam cálculos para a estimação do valor gerado pelas inovações específicas. Os resultados indicam que a empresa estudada é altamente inovadora (prêmios obtidos, inovações incrementais identificadas e avanços significativos na tecnologia de inoculação) e sustentável (dimensões ambientais, econômicas e sociais). Também se verificou que a utilização de produtos inovadores (inoculantes líquidos) gera uma economia de aproximadamente 50% do fertilizante (ureia) necessário, em comparação com o sistema tradicional de fertilização. Além disso, reduz o consumo de combustível necessário para o transporte da ureia economizada e evita as despesas para sua aplicação. O estudo contribui, academicamente, pois operacionaliza conceitos abstratos (inovação, sustentabilidade), através da abordagem conjunta e aplicação a um caso específico. Pragmaticamente, a estimação do impacto do inoculante na cadeia de valor da soja é útil para os atores envolvidos.
Contido em Revista brasileira de gestão e inovação. Caxias do Sul, RS. V. 4, n.2 (jan./abr.) 2017, p. 148-174
Assunto Criação de valor
Inoculantes agrícolas
Inovação
Sustentabilidade
Tecnologia agrícola
[en] Agricultural Technology
[en] Innovation
[en] Inoculants
[en] Shared value creation
[en] Sustainability
[es] Creación de valor compartido
[es] Innovación
[es] Inoculantes
[es] Sustentabilidad
[es] Tecnología Agrícola
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/163534
Arquivos Descrição Formato
001017776.pdf (695.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.