Repositório Digital

A- A A+

Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem

.

Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem
Outro título Acting as a director : the construction of documentaries as a technique of a teaching/learning
Autor Rocha-de-Oliveira, Sidinei
Mariano, Sandra Regina Holanda
Cuba-Mancebo, Rafael
Abstract This paper aims to present the film development experience as a teaching resource in the classes of Sociology for Administration of the Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. This activity was encouraged by a twofold objective: first, create a dynamic form of learning for students through the realization of films; second, producing material on the content of the discipline that could be shared with students from other disciplines and semesters. To carry out the activity, the following steps were followed: 1) division of the groups, distribution of themes and resources to be consulted, and guidelines about the work and the schedule; 2) Pre-production: study of materials for the preparation of the video; 3) script development, which was guided by the teacher; 4) Making of videos; 5) Presentation of the construction process and the result of the work; 6) Assessment of the video and the discipline by the students and teacher; 7) Dissemination of videos as open educational resources. As the main result of the experience it can be highlighted the relationship between teacher and students in a new universe, opening up space for mutual learning, and also to serve as a stimulus for students to deepen the content of the course and as for the teacher, an exciting way to monitor and evaluate students.
Resumo Este trabalho objetiva apresentar a experiência de elaboração de filmes como recurso didático nas turmas de Sociologia para os cursos de Administração da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federa do Rio Grande do Sul. Essa atividade foi incentivada por um duplo objetivo: primeiro, criar uma forma dinâmica de aprendizado para os alunos por meio da realização dos filmes; segundo, produzir material sobre o conteúdo da disciplina que pudesse ser compartilhado com estudantes de outras disciplinas e dos semestres seguintes. Para realização da atividade seguiram-se as seguintes etapas: 1) divisão dos grupos, distribuição dos temas e recursos a serem consultados, orientações sobre o trabalho e cronograma; 2) pré-produção: estudo dos materiais para elaboração do vídeo; 3) elaboração do roteiro, que foi orientado pelo professor; 4) realização dos vídeos; 5) apresentação do processo de construção e do resultado do trabalho; 6) avaliação do vídeo e da disciplina pelos alunos e pelo professor; 7) divulgação dos vídeos como recursos educacionais abertos. Como resultado principal destaca-se a relação entre professor e alunos num universo novo, abrindo espaço para aprendizado mútuo, além de servir de estímulo aos alunos para aprofundar o conteúdo da disciplina e para o professor como uma forma instigante de acompanhamento e de avaliação dos alunos.
Contido em Revista do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial. Revista ADM.MADE. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de sá, 2015. Vol. 19, n. 3 (set./dez. 2015), p. 1-15
Assunto Ensino : Administracao : Brasil
Ensino-aprendizagem
Recursos didáticos
Vídeo
[en] Open Educational Resources
[en] Video Production
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/163542
Arquivos Descrição Formato
001018534.pdf (226.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.