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O Movimento da Educação do Campo na Universidade : o caso das turmas especiais de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Pelotas

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O Movimento da Educação do Campo na Universidade : o caso das turmas especiais de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Pelotas

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Título O Movimento da Educação do Campo na Universidade : o caso das turmas especiais de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Pelotas
Autor Voltz, Carlos Eduardo Poerschke
Orientador Goulart, Sueli
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Medicina veterinaria
Projetos educacionais
[en] Countryside education
[en] Federal University of Pelotas
[en] Higher education
[en] PRONERA
[en] Public university
[en] Special class of veterinary medicine
Resumo Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de criação e desenvolvimento das Turmas Especiais de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Pelotas. Adotei o estudo de caso como estratégia de pesquisa porque as TEMV são um caso revelador que ilustra as tensões e conflitos na implementação de um projeto de Educação do Campo no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária em uma universidade pública. As TEMV foram as primeiras turmas especiais de bacharelado no Rio Grande do Sul e as primeiras turmas especiais de Medicina Veterinária no Brasil. Utilizei a abordagem descritiva para organizar o estudo de caso e apresentei os dados em forma de narrativa. Primeiro, apresentei o contexto de criação das TEMV. Depois, narrei a experiência das TEMV, identificando os personagens e descrevendo suas ações no processo de criação e no desenvolvimento do curso. Nas considerações finais, refleti sobre os impasses e a importância da experiência para o Movimento da Educação do Campo, as limitações do trabalho e sugestões para trabalhos futuros.
Abstract This work aims to describe the process of creation and development of Turmas Especiais de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Pelotas. I adopted the case study as a research strategy because TEMV are a telling case that illustrates the tensions and conflicts in the implementation of a Rural Education Project under the Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) in a public university. The TEMV were the first special classes for Bachelor in Rio Grande do Sul and the first special classes of Veterinary Medicine in Brazil. I used the descriptive approach to organize the case study and I presented the data in narrative form. First, I introduced the context of creating TEMV. Then I narrated the experience of TEMV, identifying the characters and describing their actions in the creation and development of the course. In the final considerations, I reflected on the impasses and the importance of experience for the Movimento da Educação do Campo, work limitations and suggestions for future work.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/163595
Arquivos Descrição Formato
000989014.pdf (2.358Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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