Repositório Digital

A- A A+

O “Programa Mais Médicos” e o trabalho vivo em saúde em um município da Amazônia, Brasil

.

O “Programa Mais Médicos” e o trabalho vivo em saúde em um município da Amazônia, Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O “Programa Mais Médicos” e o trabalho vivo em saúde em um município da Amazônia, Brasil
Outro título The "More Doctors Program" and health alive work in a municipality of Amazon, Brazil
Autor Schweickardt, Júlio Cesar
Lima, Rodrigo Tobias de Sousa
Ferla, Alcindo Antônio
Martino, Ardigò
Resumo O artigo tem como objetivo compreender os modos como se dá a produção do trabalho na Atenção Básica na relação com médicos do Programa Mais Médicos num contexto específico da região amazônica. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, embasado pela abordagem analítica proposta por Emerson Merhy e Túlio Franco na dimensão micropolítica do trabalho e nos aspectos multiculturais da saúde. Foram realizadas entrevistas com os médicos e com o gestor municipal no mês de outubro de 2015. O município analisado se caracteriza por ter um contexto multiétnico e ser de fronteira. A maioria da população faz parte de uma das 22 etnias e falam as 11 línguas da região, trazendo desafios para a atenção à saúde. Os efeitos do Programa Mais Médicos na Atenção Básica em Saúde são de contar com a presença regular do profissional médico na equipe, possibilitando a construção do cuidado de modo mais permanente tanto do profissional quanto da equipe como um todo. Ficou clara que a diminuição da rotatividade criou as condições para uma oferta de serviços com qualidade.
Abstract The article aims at understanding the production of work in Primary Care in relation to medical of Programa Mais Médicos in a specific context of the Amazon region. This is a case study with a qualitative approach, based the assumptions Merhy and Franco on the production of live work in action and micro work. The analyzed municipality is characterized by having a multiethnic background and border to be. Most of the population is part of one of the 22 ethnic groups and speak the 11 languages of the region, bringing challenges for health care. The effects of the Program More Doctors in Primary Health Care are to rely on the regular presence of medical professionals in the team, allowing the construction of more permanent care.
Contido em Saúde em Redes. Porto Alegre. Vol. 2, n.3 (2016), p. 328-341
Assunto Atenção à saúde : Amazônia
Gestão em saúde
Política de saúde : Brasil
Programa Mais Médicos
[en] Amazon
[en] Health management
[en] Health policy
[en] Primary health care
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/163611
Arquivos Descrição Formato
001020009.pdf (642.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.