Repositório Digital

A- A A+

Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica

.

Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Características das relações dos universitários e seus pares : implicações na adaptação acadêmica
Outro título Characteristics of the relationship between college students and their peers : implications for adjustment to college
Outro título Características de las relaciones de los universitarios y sus pares : implicaciones en la adaptación académica
Autor Santos, Anelise Schaurich dos
Oliveira, Clarissa Tochetto de
Dias, Ana Cristina Garcia
Resumo Buscou-se conhecer a opinião de estudantes universitários sobre as características das relações estabelecidas com seus pares, além de como estas se modificam ao longo da graduação e como influenciam na adaptação acadêmica na percepção de calouros e formandos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com 24 acadêmicos dos cursos de Economia e Psicologia de uma universidade do Sul do Brasil. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo. Verificou-se que os calouros têm uma boa relação com os colegas em geral, embora a turma seja percebida como desunida com o passar dos semestres. Mesmo assim, os alunos acreditam que os colegas contribuem para um melhor desempenho acadêmico por meio de apoio afetivo e instrumental. Conclui-se que o estímulo por parte dos docentes para o desenvolvimento de atividades em grupo e a criação de um ambiente com interações saudáveis são relevantes para facilitar a aprendizagem e a familiarização com a universidade.
Abstract The aim of this study was to investigate the college students’ opinion about the characteristics of the relationship between them and their peers, as well as to understand how it changes over the years and how it influences on the adjustment to college from freshmen’s and seniors’ perspectives. Individual semi structured interviews were conducted with 24 college students from Economy and Psychology of a university in Southern Brazil. The answers were submitted to content analysis. Results showed that freshmen keep a good relationship with their classmates in general, although the class may be considered as disunited over the terms. Nevertheless, the students believe their classmates contribute to a better performance through emotional and instrumental support. We conclude that the incentive from professors for the development of group activities and for the creation of a pleasant environment is relevant to facilitate the learning and the adaptation to college.
Resumen Se buscó conocer la opinión de estudiantes universitarios sobre las características de las relaciones establecidas con sus pares, cómo éstas cambian a lo largo de la carrera y cómo influyen en la adaptación académica en la perspectiva de novatos e inminentes graduados. Se realizaron entrevistas semiestructuradas individuales con 24 estudiantes de las carreras de Economía y Psicología de una universidad del sur de Brasil. Las respuestas fueron sometidas a análisis de contenido. Se verificó que los novatos tienen una buena relación con los compañeros, aunque el grupo sea percibido como desunido al paso del tiempo. No obstante, ellos creen que los compañeros contribuyen para mejorar el rendimiento académico con el apoyo afectivo e instrumental. Se concluye que el estímulo, por parte de los docentes, para el desarrollo de actividades grupales y creación de un ambiente con interacciones saludables son relevantes para facilitar el aprendizaje y la familiarización con la universidad.
Contido em Psicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 17, n. 1 (jan./abr. 2015), p. 150-163.
Assunto Amizade
Estudantes universitarios
Interação interpessoal
[en] Adjustment to college
[en] College students
[en] Friendship
[en] Higher education
[en] Interpersonal interaction
[es] Adaptación académica
[es] Amistad
[es] Enseñanza superior
[es] Estudiantes universitarios
[es] Interacción interpersonal
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/163627
Arquivos Descrição Formato
001024648.pdf (101.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.