Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Clarissa Tochetto dept_BR
dc.contributor.authorCollares, Lucas Abreupt_BR
dc.contributor.authorNoal, Martha Helena Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorDias, Ana Cristina Garciapt_BR
dc.date.accessioned2017-07-04T02:32:10Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1983-8220pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163633pt_BR
dc.description.abstractBuscou-se conhecer a formação, a conduta e as reações emocionais dos profissionais de saúde mental frente ao comportamento suicida. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas individuais com nove profissionais. As informações foram submetidas à análise de conteúdo temática e deram origem às categorias: formação da equipe, condutas, e reações emocionais da equipe frente ao comportamento suicida. Verificou-se que o desconforto emocional foi relatado com maior frequência pelos participantes deste estudo, bem como percepções de déficits na formação acadêmica para lidar com o comportamento suicida. Quanto ao manejo, a conduta adotada pela equipe está de acordo com os manuais que orientam como lidar com essas situações. Conclui-se que os conhecimentos, as práticas e as reações emocionais dos profissionais estão relacionados quando se trata do comportamento suicida. O déficit na formação pode contribuir para o desconforto emocional vivenciado pela equipe, além de limitar o repertório de estratégias para lidar com pacientes de risco.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to identify the academic background, demeanor, and emotional reaction of mental health professionals regarding suicide. Individual, semi-structured interviews were carried out with nine professionals. The information was submitted to content analysis and generated three categories: staff ’s background, demeanor when handling with suicidal behavior, and staff ’s emotional reactions regarding suicidal behavior. Results showed that participants reported emotional discomfort more frequently, as well as the perception of academic deficits to deal with suicidal behavior. As for the conduct, staff ’s attitudes were according to the manuals that guide the way to deal with these situations. We concluded that the professionals’ knowledge, practices, and feelings are related when it comes to working with suicidal behavior. The academic background deficit may contribute to the emotional discomfort experienced by the staff, besides limiting the strategies available to be applied when dealing with risk patients.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGerais : revista interinstitucional de psicologia. Juiz de Fora, MG. Vol. 9, n. 1 (jun. 2016), p. 78-89.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPessoal de saúdept_BR
dc.subjectSuicideen
dc.subjectMental health personnelen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectSuicídiopt_BR
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectTentativa de suicídiopt_BR
dc.titlePercepções de uma equipe de saúde mental sobre o comportamento suicidapt_BR
dc.title.alternativeMental health staff’s perceptions about suicidal behavior en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001024931pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples