Repositório Digital

A- A A+

O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros

.

O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros
Outro título Assessing memory and learning using the selective reminding procedure : a survey of Brazilian studies
Autor Bordignon, Suelen
Zibetti, Murilo Ricardo
Trentini, Clarissa Marceli
Resumo Os pesquisadores têm à sua disposição uma variedade de métodos que auxiliam a compreensão dos processos de memória e aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo revisitar o procedimento de recordação seletiva, apresentando suas características e variações, e realizar um levantamento de estudos brasileiros que fizeram uso do mesmo. São apresentadas as diferenças entre a recordação seletiva e o procedimento padrão em tarefas de aprendizagem por recordação livre. Constatouse que, no Brasil, além de diferentes tarefas, são utilizadas formas de aplicações distintas do procedimento. A utilização da recordação seletiva apresenta relevância no estudo da memória e da aprendizagem, em especial na busca pela diferenciação entre as dificuldades normais de memórias e os déficits patológicos dessa função cognitiva.
Abstract Researchers have a wide variety of methods that help to understand the processes of memory and learning. This paper aims to revisit the selective reminding procedure by presenting its characteristics and variations, and carry out a survey of Brazilian studies that made use of it. Differences are presented between the selective reminding procedure and the standard procedure in the use of free recall learning tests. The study showed that, in Brazil, the selective reminding procedure uses, not only different tasks, but also different application methods. The use of selective reminding is relevant to the study of memory and learning, especially to differentiate normal memory difficulties from pathological deficits in this cognitive function.
Contido em Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 32, n. 2 (2016), p. 1-11, e32221
Assunto Aprendizagem
Cognição
Memória
[en] FCRT
[en] Learning
[en] Memory
[en] Selective reminding
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/163634
Arquivos Descrição Formato
001020405.pdf (908.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.