Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Clarissa Tochetto dept_BR
dc.contributor.authorHauck Filho, Nelsonpt_BR
dc.contributor.authorDias, Ana Cristina Garciapt_BR
dc.date.accessioned2017-07-04T02:32:16Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0103-863Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163636pt_BR
dc.description.abstractStudies have addressed features of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) in higher education, but the potential relationships between ADHD symptoms, dimensions of college adjustment and students’ work self-efficacy remain scarcely explored. The aim of this study was to test a theoretical model in which the dimensions of college adjustment mediate the relationship between ADHD symptoms and work self-efficacy. Participants were 509 college students from two Brazilian public universities. Data were collected using questionnaires and analyzed using a path analysis model. The ADHD symptoms affected work self-efficacy exclusively through college adjustment problems. Improving students’ well-being, social support networks, study habits, and feelings regarding their majors and the university may reduce the potential disadvantages in work self-efficacy caused by ADHD symptoms.en
dc.description.abstractPesquisas têm investigado aspectos do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) no contexto universitário, mas permanecem pouco exploradas as relações entre os sintomas de TDAH, as dimensões da adaptação acadêmica e a autoeficácia profissional dos estudantes. O objetivo desse estudo foi testar um modelo teórico em que dimensões da adaptação acadêmica medeiam a relação entre sintomas do TDAH e autoeficácia profissional. Participaram do estudo 509 estudantes universitários de duas universidades públicas brasileiras. Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados por meio de um modelo de path analysis. Os sintomas do TDAH interferiram na autoeficácia profissional exclusivamente por meio de problemas de adaptação acadêmica. O aumento do bem-estar, da rede de apoio social, dos hábitos de estudo e dos sentimentos frente ao curso e à universidade dos estudantes pode reduzir as potenciais desvantagens na autoeficácia profissional causadas pelos sintomas do TDAH.pt
dc.description.abstractEstudios han abordado características del Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad (TDAH) en el contexto universitario, pero siguen poco exploradas las posibles relaciones entre los síntomas del TDAH, dimensiones de ajuste académico y la autoeficacia profesional de los estudiantes. El objetivo de este estudio fue testar un modelo teórico en que dimensiones de la adaptación académica medían la relación entre síntomas del TDAH y autoeficacia profesional. Participaron del estudio 509 estudiantes universitarios de dos universidades públicas brasileñas. Los datos fueron recolectados a través de cuestionarios y analizados mediante un modelo de path analysis. Los síntomas del TDAH interfirieron en la autoeficacia profesional exclusivamente por medio de problemas de adaptación académica. El aumento del bienestar, la red de apoyo social, los hábitos de estudio y los sentimientos ante la carrera y la universidad de los estudiantes pueden disminuir las potenciales desventajas en la autoeficacia profesional, causadas por los síntomas del TDAH.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPaidéia (Ribeirão Preto) : Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Vol. 26, n. 65 (set./dez. 2016), p. 150-163.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectAttention deficit disorder with hyperactivityen
dc.subjectAdjustmenten
dc.subjectTranstorno da falta de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectSelf-efficacyen
dc.subjectAdaptação psicológicapt_BR
dc.subjectTrastorno por déficit de atención con hiperactividades
dc.subjectAjustees
dc.subjectAutoeficaciaes
dc.titleCollege adjustment as a mediator between attention deficit/hyperactivity disorder symptoms and work self-efficacypt_BR
dc.title.alternativeAdaptação Acadêmica Como Mediadora Entre Sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e Autoeficácia Profissional pt
dc.title.alternativeAdaptación Académica Como Mediadora Entre Síntomas del Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad y Autoeficacia Profesional es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001024952pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples