Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorManfroi, Waldomiro Carlospt_BR
dc.contributor.authorRamos, Maurempt_BR
dc.date.accessioned2009-07-17T04:13:43Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16383pt_BR
dc.description.abstractEsta tese de doutoramento é resultado da proposta de formação de professoras nutricionistas, instrumentalizada metodologicamente pela pesquisa-ação, na perspectiva do ciclo auto-reflexivo, tendo sido justificada pela bibliografia revisada. Inicialmente apresento uma revisão bibliográfica sucinta, e na seqüência, dois artigos nos quais faço o relato de todo o processo de pesquisa e reflito sobre os resultados obtidos. No primeiro, apresento a proposta metodológica da tese e um recorte dos debates sobre a Diretriz Curricular da Nutrição, com o que foi possível a identificação das fragilidades sobre o conhecimento e entendimento da DCN pelo grupo. No seguinte, relato e discuto as categorias que emergiram da análise textual discursiva, com base na interpretação das falas das professoras que o constituíram, sendo possível então identificar e entender as dificuldades e possibilidades de mudanças nas suas práticas educativas. Ao finalizar este processo, fica demonstrado que esta proposta de formação contribui para a mudança nas práticas educativas daquelas professoras, o que permitiu também a produção de conhecimento resultante do processo dialógico entre os saberes acumulados e os saberes resultantes da reflexão do grupo, sobre suas próprias práticas educativas.pt_BR
dc.description.abstractThis doctorate thesis is the result of the proposal of formation of nutritionist professors, methodologically instrumentalized through action-research, in the perspective of a self-reflexive cycle, and justified by the reviewed bibliography. I initially present a succinct bibliographic review, followed by two articles in which I report all the process of research and present a reflection on the results. In the first article, I present the methodological proposal of the thesis and depict the debates about the Nutrition Curricular Guidelines, which made possible the identification of weaknesses in the knowledge and understanding of the NCG by the group. In the following article, I report and discuss the categories that emerged in the discursive textual analysis, based on the interpretation of the speeches of the professors that constituted the group, making it possible to identify and understand the difficulties and possibilities of change in their educational practices. At the end of the process, it is demonstrated that this proposal of formation contributed for a change in the educational practices of those professors, which also allowed the production of knowledge resulting from the dialogic process among the accumulated learning and the knowledge resulting from the reflection of the group about their own educational practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectNutricionistaspt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectRecursos humanos em Nutriçãopt_BR
dc.titleUm grupo de estudos com troca de gostos, cheiros, texturas e sabor : docentes nutricionistas e o ensino em Nutriçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coMachado, Carmen Lúcia Bezerrapt_BR
dc.identifier.nrb000700575pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovascularespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples