Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento e aplicação da versão em português do instrumento de avaliação da qualidade de vida de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100)

.

Desenvolvimento e aplicação da versão em português do instrumento de avaliação da qualidade de vida de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento e aplicação da versão em português do instrumento de avaliação da qualidade de vida de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100)
Outro título Development and application of the Portuguese version of the instrument for assessment of the quality of life of the World Health Organization (WHOQOL- 100)
Autor Fleck, Marcelo Pio de Almeida
Louzada, Sérgio Noll
Xavier, Marta Kops
Chachamovich, Eduardo
Vieira, Guilherme M.
Santos, Lyssandra dos
Pinzon, Vanessa
Resumo OBJETIVO: A Organização Mundial da Saúde desenvolveu um instrumento para avaliação de qualidade de vida através de um projeto colaborativo multicêntrico. São descritas a metodologia e as diferentes etapas de desenvolvimento do instrumento original. A seguir é apresentado o desenvolvimento da versão em português e a aplicação deste em uma amostra de 300 indivíduos na cidade de Porto Alegre, sul do Brasil. MATERIAIS E MÉTODOS: Através de uma metodologia própria foi realizada a tradução, discussão em grupos focais com membros da comunidade, pacientes e profissionais de saúde seguida de retrotradução. RESULTADOS: O Instrumento mostrou um bom desempenho psicométrico com características satisfatórias de consistência interna, validade discriminante, validade de critério, validade concorrente e fidedignidade teste-reteste. CONCLUSÕES: Os autores concluem que o instrumento está em condições de ser usado no Brasil, sendo importante avaliar seu desempenho em outras regiões e em diferentes amostras de indivíduos.
Abstract OBJECTIVE: The World Health Organization developed an instrument to assess quality of life in the framework of a collaborative multicentric project. The methodology and the different stages of developing the original instrument are described. Next, the developing of the portuguese version is presented as well as its application in 300 patients in Porto Alegre, south Brazil. MATERIALS AND METHODS: Through a singular methodology, translation, discussion in focal groups with community members, patients and health professionals was performed followed by back translation. RESULTS: The instrument showed a good psychometric performance with good internal consistency, discriminant validity, criterion validity, concurrent validity and reliability. CONCLUSIONS: The authors concluded showing that the instrument is ready to be used in Brazil, being important to evaluate its performance in other regions and different samples.
Contido em Revista HCPA. Porto Alegre. Vol. 19, n. 1 (abr. 1999), p. 9-24
Assunto Escalas de graduação psiquiátrica
Qualidade de vida
Questionários
[en] Cross-cultural
[en] Quality of life
[en] Rating scale
[en] Validity
[en] World Health Organization
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/163864
Arquivos Descrição Formato
000301148.pdf (60.27Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.