Repositório Digital

A- A A+

Uma revisão da literatura acerca da implementação da metodologia interativa de ensino Peer Instruction (1991 a 2015)

.

Uma revisão da literatura acerca da implementação da metodologia interativa de ensino Peer Instruction (1991 a 2015)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma revisão da literatura acerca da implementação da metodologia interativa de ensino Peer Instruction (1991 a 2015)
Outro título A literature review on the implementation of Peer Instruction interactive teaching method (1991 to 2015)
Autor Müller, Maykon Gonçalves
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
Schell, Julie
Resumo Este trabalho apresenta resultados de uma revisão da literatura acerca da implementação da metodologia interativa de ensino Peer Instruction (PI). Respondemos às seguintes questões de pesquisa: Em quais contextos de ensino (nível de ensino, país, área de ensino e disciplinas) pesquisadores têm investigado o PI? Que impactos o PI tem produzido na aprendizagem dos estudantes? Quais são os resultados instrucionais da implementação do PI em termos das atitudes dos professores em relação à metodologia e das modificações feitas na estrutura original da metodologia? Quais os principais aspectos teóricos e metodológicos que pesquisadores utilizam para investigar implementações do PI? Os resultados da literatura apontam que grande parte das publicações foram conduzidas em universidades norte americanas, em disciplinas da área STEM, com destaque à disciplina de Física. A adoção do PI apresneta impactos positivos na aprendizagem conceitual dos estudantes, na habilidade de resolução de problemas e no denesmpenho acadêmico. Desenvolve sentimentos positivosrelacionados à aprendizagem dos conteúdos e à metodologia. Professores realizam modificações ao implementar o PI integrando-o com outras metodologias, demonstrando sua flexibilidade; A maioria dos estudos é apoiada por análçises empíricas e estatísticas, mas não por estruturas conceituais ou referenciais teóricos. Esta lacuna apresenta oportunidades para constribuições futuras.
Abstract This paper presents a review of literature on the implementation of the interactive student-centered teaching method Peer Instruction (PI). We answer the following research questions: In wich teaching contexts (education level, country, teaching area and disciplines) habe researchers investigated PI? What student outcomes are detailed in PI implementation studies? What are the instructional outcomes of PI adoption among instructors, in terms of teacher attitudes towards the methodology and modifications made to the original structure of the methodology? What are the theoretical and methodolojical approaches researchers use to study PI implementation? The results of the literature demonstrate that the large fields, particulary within the discipline of Physics. PI implementation shows increases in the conceptual learning teaching methods, demonstratin the methodology's flexible nature. Most studies on PI implementation are supported by empirical and statistical analysis but are not guided by formal conceptual or theoretical frameworks. This gap presents opportunities for future contribuitions.
Contido em Revista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 39, n. 3 (jul./set. 2017), e3403, 20 p.
Assunto Ensino de física
Métodos de ensino
Revisão de literatura
[en] Interative teaching methods
[en] Literature review
[en] Peer Instruction
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/163917
Arquivos Descrição Formato
001024330.pdf (781.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.