Repositório Digital

A- A A+

Misterioso, mas não indecifrável : um estudo sobre a aprendizagem na iniciação teatral

.

Misterioso, mas não indecifrável : um estudo sobre a aprendizagem na iniciação teatral

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Misterioso, mas não indecifrável : um estudo sobre a aprendizagem na iniciação teatral
Autor Silva, Joana Izabel dà
Orientador Santos, Vera Lucia Bertoni dos
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Assunto Ensino : Aprendizagem
Teatro : Ensino
[en] Construction of knowledge
[en] Teaching and learning
[en] Theatrical introduction process
Resumo O trabalho reflete uma pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem inicial do teatro, desenvolvido pela própria pesquisadora, no ano de 2007, que tem como sujeitos os alunos participantes do Curso de Extensão Introdução à interpretação Teatral: Corpo, Voz, Ação, do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo busca compreender como os alunos que frequentaram o Curso caracterizam o processo de iniciação teatral em que estiveram inseridos. A partir dos depoimentos desses sujeitos, analisados de acordo com as teorias de Constantin Stanislavski, Jean Piaget, Viola Spolin, Sandra Chacra, Ingrid Koudela, dentre outros, considera-se que a "interação" é um dos aspectos constitutivos da arte teatral, que se desenvolve na medida da relação do ator consigo mesmo e com o mundo que o cerca, no sentido da progressiva "descentração". Nessa direção, o desenvolvimento das capacidades de "ver e ouvir" é compreendido como um caminho possível para o estabelecimento de uma ação consciente e presente durante a cena teatral.
Abstract This research expose a theoretical reflection regarding the learning process developed by its own author in 2007, which subjects analyzed were students who have attended the academic course Introduction to the Theatrical Interpretation: voice, body and action, offered to the community by the Institute of Arts' Theater Chapter, UFRGS. This scientific contribution was proposed in order to understand how those students realized the theatrical introduction process in which they were evolved with. Their speeches were analyzed under the theories of Constantin Stanislavski, Jean Piaget, Viola Spolin, Sandra Chacra, Ingrid Koudela. The research's outcome brought into light the interaction as a constitutive part of the Art of Theater, that is developed whereas starts the relationship between the actor, itself and the beyond context, achieving a relative conscioness called "descentração". In this perception level, the development of the capacity of seeing and listening is an important way to achieve a conscious and present action during the theatrical scene.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/16392
Arquivos Descrição Formato
000703109.pdf (665.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.