Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Vera Lucia Bertoni dospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Joana Izabel dàpt_BR
dc.date.accessioned2009-07-17T04:13:44Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16392pt_BR
dc.description.abstractO trabalho reflete uma pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem inicial do teatro, desenvolvido pela própria pesquisadora, no ano de 2007, que tem como sujeitos os alunos participantes do Curso de Extensão Introdução à interpretação Teatral: Corpo, Voz, Ação, do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo busca compreender como os alunos que frequentaram o Curso caracterizam o processo de iniciação teatral em que estiveram inseridos. A partir dos depoimentos desses sujeitos, analisados de acordo com as teorias de Constantin Stanislavski, Jean Piaget, Viola Spolin, Sandra Chacra, Ingrid Koudela, dentre outros, considera-se que a "interação" é um dos aspectos constitutivos da arte teatral, que se desenvolve na medida da relação do ator consigo mesmo e com o mundo que o cerca, no sentido da progressiva "descentração". Nessa direção, o desenvolvimento das capacidades de "ver e ouvir" é compreendido como um caminho possível para o estabelecimento de uma ação consciente e presente durante a cena teatral.pt_BR
dc.description.abstractThis research expose a theoretical reflection regarding the learning process developed by its own author in 2007, which subjects analyzed were students who have attended the academic course Introduction to the Theatrical Interpretation: voice, body and action, offered to the community by the Institute of Arts' Theater Chapter, UFRGS. This scientific contribution was proposed in order to understand how those students realized the theatrical introduction process in which they were evolved with. Their speeches were analyzed under the theories of Constantin Stanislavski, Jean Piaget, Viola Spolin, Sandra Chacra, Ingrid Koudela. The research's outcome brought into light the interaction as a constitutive part of the Art of Theater, that is developed whereas starts the relationship between the actor, itself and the beyond context, achieving a relative conscioness called "descentração". In this perception level, the development of the capacity of seeing and listening is an important way to achieve a conscious and present action during the theatrical scene.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTheatrical introduction processen
dc.subjectTeatro : Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectConstruction of knowledgeen
dc.titleMisterioso, mas não indecifrável : um estudo sobre a aprendizagem na iniciação teatralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000703109pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples