Repositório Digital

A- A A+

A relação da equipe de saúde com a família de criança internada em unidade de terapia intensiva

.

A relação da equipe de saúde com a família de criança internada em unidade de terapia intensiva

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A relação da equipe de saúde com a família de criança internada em unidade de terapia intensiva
Autor Guedes, Roselai Pereira
Orientador Anton, Márcia Camaratta
Data 2017
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia, ênfase em Infância e Família: avaliação, prevenção e intervenção.
Assunto Criança
Família
Pessoal de saúde
Unidade de terapia intensiva pediátrica
Resumo O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura a respeito do papel dos profissionais de saúde junto aos familiares de pacientes internados em UTI pediátrica. Revisando-se estudos publicados entre 2010 e 2016, foram identificados 10 artigos que foram analisados conjuntamente e classificados em duas categorias: O impacto da hospitalização na criança na UTI para a família e O impacto do atendimento da equipe para a família em UTI pediátrica. Foram identificados sentimentos que afloram quando ocorre a internação de uma criança em UTI, em especial medo, impotência, insegurança, entre outros. Também foram encontrados dados sobre a vulnerabilidade da família no período de internação em UTI pediátrica, como crises, dedicação materna intensa ao filho internado. Os resultados revelaram diversos fatores associados à comunicação equipe/família, como necessidades das famílias destas crianças serem informadas a respeito do estado de saúde do paciente, obter segurança de que o mesmo está sendo bem atendido e terem suas perguntas respondidas honestamente. A análise conjunta dos artigos evidenciou a importância do atendimento aos familiares, tanto para o paciente e sua família, quanto para os profissionais que ali trabalham. O estudo demonstrou que existe preocupação sobre o atendimento profissional humanizado e que se faz necessário enfatizar a importância de atender não só ao paciente, mas aos familiares deste.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/163938
Arquivos Descrição Formato
001025553.pdf (163.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.