Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Maria Ivone dospt_BR
dc.contributor.authorGiora, Tiagopt_BR
dc.date.accessioned2009-07-17T04:13:45Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16395pt_BR
dc.description.abstractO estudo que apresento se fundamenta na análise de um conjunto de obras que produzi entre os anos de 2002 e 2008. São trabalhos que partem de uma influência do estudo da arquitetura e que procuram por meio da prática artística, estabelecer relações com o espaço construído, seja inseridos em contexto urbano ou entre as paredes de uma galeria. As propostas são normalmente definidas por processos de levantamento, sublinhamento ou encaixe. Procedimentos que descrevem meu contato com o espaço desde a observação até a inserção de peças tridimensionais que provocam pequenas alterações na arquitetura ou no olhar do passante. Busco desenvolver meios de interagir com os lugares, problematizando e atraindo a atenção do público para o contexto trabalhado. Como base de projeto, investigo as influências físicas do fenômeno perceptivo, assim como os fatores históricos, culturais e sociais que participam da formação das situações espaçotemporais nas quais os trabalhos se inserem. Soma-se a isto uma pesquisa de referências teóricas e exemplos de artistas que servem como pontos de sustentação para as questões relativas à minha própria produção. Um caminho que aponta para a criação de vínculos formais e possíveis vias de diálogo entre a arte, a arquitetura e a vida nas cidades.pt_BR
dc.description.abstractThe research presented here is based on the study of a group of artworks I produced between the years of 2002 and 2008. They are propositions originated from my experience with architecture and, through the artistic practice; they establish relations with the physical space, whether inserted in an urban context or within the walls of an art gallery. The works are usually defined by actions such as surveys, embeddings or adjustments. These procedures describe my contact with the surroundings, from the stage of observation until the insertion of volumes which try to incite subtle alterations in the architecture or in the public's way of looking. I search for means of interacting with the sites, questioning them and attracting the public's attention to the context of the work. As a support for the project I propose to investigate the physical influences of perception, together with the historical, cultural and social factors that take part in the development of time-space situations where the works are installed. In addition, a research of conceptual references and practical examples from artists serves as an orientation point to a diversity of issues related to my own production. A path that points to the creation of visual connections and exchange possibilities between art, architecture and the life in the cities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPerceptionen
dc.subjectArte : Corpopt_BR
dc.subjectContexten
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectIntervenções urbanas : Artept_BR
dc.subjectArchitectureen
dc.subjectArte : Contextopt_BR
dc.subjectInterventionen
dc.subjectArte urbanapt_BR
dc.subjectBodyen
dc.subjectSpaceen
dc.subjectArte : Espaçopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titleMedir, sublinhar, preencher e cortar : processos de investigação artística em contextos urbanos e expositivospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000703646pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples