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Construção de um espaço de formação profissional : a experiência dos estagiários do programa municipal de controle da Dengue de Porto Alegre (RS)

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Construção de um espaço de formação profissional : a experiência dos estagiários do programa municipal de controle da Dengue de Porto Alegre (RS)

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Título Construção de um espaço de formação profissional : a experiência dos estagiários do programa municipal de controle da Dengue de Porto Alegre (RS)
Outro título Construction of a space for professional training : trainees' experience during the Dengue fever control program in Porto Alegre, southern Brazil
Autor Blesmann, Doris Soares
Rosa, Roger dos Santos
Resumo O setor de saúde tem absorvido progressivamente mais estudantes para compor seu quadro de recursos humanos como forma de adequar-se às crescentes demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetiva-se apresentar como algumas mudanças do setor de saúde têm impactado a formação profissional, exigindo articulações entre as esferas de gestão, de atenção à saúde, de ensino e de controle social. Para verificar como os estudantes estão percebendo sua inserção no SUS, foi realizada uma pesquisa com estagiários do Programa Municipal de Controle da Dengue da Prefeitura Municipal de Porto Alegre no ano de 2004. Utilizou-se a técnica de grupos focais para a discussão de quatro temas: processo saúde-doença, saúde pública, inserção no SUS e intersetorialidade. Os resultados demonstraram dificuldades na articulação entre trabalho e ensino e na inserção das práticas de estágio no SUS. As transformações decorrentes dessas constatações demandam mudanças na própria estruturação dos estágios.
Abstract The health care sector has being absorbing a progressively increasing number of students as a way of fulfilling the needs of the Brazilian public health care system (SUS - Sistema Único de Saúde). The main goal of the present study is to show how some changes in the health sector affect professional development, demanding joint efforts from areas such as management, attention to health, education and social control. To assess how students perceive their insertion in the SUS, a research was carried out in 2004 with trainees from the Dengue Fever Control Program of the City of Porto Alegre, southern Brazil. The technique of focal groups was employed in the discussion of four issues: health-illness process, public health, insertion in the SUS and integration among different sectors. The results evidenced several difficulties in integrating work and education and establishing good training practices within SUS, thus, we conclude that changes must be considered in the in-service training structure.
Contido em Revista HCPA. Vol. 25, n. 1-2 (abr./ago. 2005), p. 46-52
Assunto Dengue
Formação profissional
Recursos humanos
Vigilância sanitária
[en] Health manpower
[en] Higher education
[en] In-service training
[en] Staff development
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/164210
Arquivos Descrição Formato
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