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dc.contributor.authorOliveira, Vagnerpt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Ives Solanopt_BR
dc.contributor.authorVeit, Eliane Angelapt_BR
dc.date.accessioned2017-07-25T02:29:54Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164323pt_BR
dc.description.abstractApresenta-se neste trabalho uma revisão da literatura em resolução de problemas abertos no Ensino de Física, contendo um panorama da produção acadêmica nos últimos 20 anos, assim como os referenciais teóricos e metodológicos adotados no ensino e na pesquisa relativa a problemas abertos no Ensino de Física. Foram consultados os principais periódicos nacionais e internacionais, resultando em 47 artigos, que foram divididos em três categorias para análise: Pesquisa (n=27), Propostas com Aplicação (n=9) e Apresentação de Propostas (n=11). Quanto às metodologias de pesquisa, predominam as quantitativas (N=9), com equilibrio entre os delineamentos pré-experimental, experimental e quase-experimentaç, e os métodos mistos, no qual a maioria dos artigos (n=6) apresenta delineamento de pesquisa Integrado. Identificamos uma tendência das metodologhias de ensino estarem intensamente fundamentadas em tentativa e erro, uma vez que, em geral, não são utilizados embasamentos em teorias de aprendizagem, que norteariam as práticas profissionais. Quanto aos referenciais teóricos de problemas abertos, prevalecem as concepções de Jonassen.pt_BR
dc.description.abstractIt is presented in this paper a literature review of ill-structured problem-solving on physics education, containing an overview of the academic production in the last 20 years, as well the theoretical and methodological frameworks adopted in teaching and research on ill-structured problems on physics education. The main national and international journals were consulted, resulting in 47 articles, which were divided into three categories for analysis: Research (n=27), Proposals Application (n=9) and Proposals (n=11). Regarding the research methodologies, predominantly quantitative (n = 9), with a balance between pre-experimental, experimental and quasi-experimental designs, and mixed methods, in which most of the articles (n = 6) presents research design Integrated. We identified a trend of teaching methods are sorely based on trial and error, since, in general, are not used emplacements in learning theories, which orientate the professional practices. As for the theoretical framework of ill-structured problems, prevailing conceptions of Jonassen.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 39, n. 3 (jul./set. 2017), e3402, 17 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectProblem-solvingen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectIll-structured problemsen
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectPhysics educationen
dc.titleResolução de problemas abertos no ensino de física : uma revisão da literaturapt_BR
dc.title.alternativeIll-structured problem solving in Physics Education : a literature reviewen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001024305pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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