Repositório Digital

A- A A+

Circuito cinematográfico e imprensa cultural : a cobertura do Oscar 2006 no jornal Zero Hora

.

Circuito cinematográfico e imprensa cultural : a cobertura do Oscar 2006 no jornal Zero Hora

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Circuito cinematográfico e imprensa cultural : a cobertura do Oscar 2006 no jornal Zero Hora
Autor Mogendorff, Janine Regina
Orientador Golin, Cida
Data 2006
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Jornalismo cultural
Zero Hora (Jornal)
Resumo Esta monografia tem como tema a cobertura do Oscar 2006 realizada pelo jornal gaúcho Zero Hora, situando-a nas rotinas do jornalismo cultural e do circuito industrial cinematográfico. O objetivo geral é mostrar, a partir de um estudo de caso específico - o trabalho realizado por um jornal regional sobre um evento midiático internacional - como o jornalismo cultural integra a indústria cinematográfica, ao conferir visibilidade aos filmes lançados no circuito. O estudo foi realizado por meio de pesquisa em documentos (coleção de jornais), realização de entrevistas com os agentes do circuito cinematográfico (produtores, exibidores e jornalistas), levantamento de dados do mercado e fontes bibliográficas. Dividido em três capítulos, partiu-se da contextualização da indústria cinematográfica e do circuito de cinemas de Porto Alegre, bem como da teorização de especialistas sobre jornalismo cultural, para analisar a referida cobertura. Trabalhamos com duas hipóteses norteadoras: a primeira, parte do pressuposto de que a crítica cinematográfica, por fazer parte do cotidiano dos cadernos culturais e como parte integrante da indústria do cinema, influi na recepção dos filmes, ao colocá-los em evidência. Já a segunda, supõe que o Oscar, como maior evento de celebração da indústria cinematográfica, aumenta o fluxo de espectadores dos filmes indicados e vencedores da estatueta. Na cobertura, detectou-se um foco no favoritismo de O segredo de Brokeback Mountain, indicado na categoria de melhor filme e que acabou perdendo a estatueta para Crash - No limite. Ambos os filmes foram analisados também a partir dos números de mercado da indústria cinematográfica e, a partir da apreciação desses dados, procedemos a dizer que a produção com mais visibilidade na mídia e com melhor distribuição de cópias das mesmas pelas salas do país tiveram um maior fluxo de espectadores.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16436
Arquivos Descrição Formato
000592521.pdf (483.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.