Repositório Digital

A- A A+

Retenção e evasão no ensino superior público : estudo de caso em um curso noturno de odontologia

.

Retenção e evasão no ensino superior público : estudo de caso em um curso noturno de odontologia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Retenção e evasão no ensino superior público : estudo de caso em um curso noturno de odontologia
Outro título Retention and dropout on public higher education : a case report of a dentistry-evening cours
Autor Souza, Juliana Maciel de
Santos, Bettina Steren dos
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Resumo Este artigo analisa a situação acadêmica e o significado das experiências de retenção e evasão na perspectiva de estudantes e professores do curso noturno de Odontologia, criado a partir do REUNI, em uma universidade federal no Sul do Brasil. Trata-se de estudo de caso, predominantemente qualitativo, realizado pela análise documental da situação acadêmica de estudantes (2010-2014) e por entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores (n=24). Dos 121 estudantes, 49 estavam em situação de retenção, especialmente por reprovação, e 24 evadiram do curso. A partir da análise das entrevistas, emergiram cinco categorias de significado de retenção e evasão: chegada e adaptação à universidade, conciliação trabalho-estudo, vivências em sala de aula, avaliação da aprendizagem e papel da instituição de ensino na permanência dos estudantes. Ações que contemplem as percepções de gestores, professores e estudantes devem ser consideradas para promover o sucesso acadêmico e a permanência dos estudantes no curso até sua conclusão.
Abstract This paper analyzes the academic situation and the meaning of retention/dropout experiences from a student/professor perspective at a Dentistry-evening course created by REUNI at a Federal University in South of Brazil. This case study is qualitative in essence and was performed based on documental analysis of academic status of students between 2010 to 2014 and by structured interviews with students and teachers (n=24). The survey has involved 121 students and has indicated 49 students were on retention and 24 dropped out the course. Five categories have emerged from interviews: the arrival and adaptation to higher education; the imbalance between job vs school; the experiences of students at classroom; evaluation of the learning process; and the role of the Institution in the permanence of students in the Dentistry-evening course. Actions including the opinion of managers, of teachers and students are essential in order to achieve the academic success and the maintenance of students until the accomplishment of the course.
Contido em Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 33 (2017), p. e154730, 1-26
Assunto Educação em odontologia
Ensino superior
Evasão escolar
Odontologia
[en] Dental educatinos
[en] Higher education
[en] Public policies
[en] Student dropout
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/164403
Arquivos Descrição Formato
001018843.pdf (1.251Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.