Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLamers, Juliana Maciel de Souzapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Bettina Steren dospt_BR
dc.contributor.authorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.date.accessioned2017-07-26T02:36:27Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn0102-4698pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164403pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa a situação acadêmica e o significado das experiências de retenção e evasão na perspectiva de estudantes e professores do curso noturno de Odontologia, criado a partir do REUNI, em uma universidade federal no Sul do Brasil. Trata-se de estudo de caso, predominantemente qualitativo, realizado pela análise documental da situação acadêmica de estudantes (2010-2014) e por entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores (n=24). Dos 121 estudantes, 49 estavam em situação de retenção, especialmente por reprovação, e 24 evadiram do curso. A partir da análise das entrevistas, emergiram cinco categorias de significado de retenção e evasão: chegada e adaptação à universidade, conciliação trabalho-estudo, vivências em sala de aula, avaliação da aprendizagem e papel da instituição de ensino na permanência dos estudantes. Ações que contemplem as percepções de gestores, professores e estudantes devem ser consideradas para promover o sucesso acadêmico e a permanência dos estudantes no curso até sua conclusão.pt
dc.description.abstractThis paper analyzes the academic situation and the meaning of retention/dropout experiences from a student/professor perspective at a Dentistry-evening course created by REUNI at a Federal University in South of Brazil. This case study is qualitative in essence and was performed based on documental analysis of academic status of students between 2010 to 2014 and by structured interviews with students and teachers (n=24). The survey has involved 121 students and has indicated 49 students were on retention and 24 dropped out the course. Five categories have emerged from interviews: the arrival and adaptation to higher education; the imbalance between job vs school; the experiences of students at classroom; evaluation of the learning process; and the role of the Institution in the permanence of students in the Dentistry-evening course. Actions including the opinion of managers, of teachers and students are essential in order to achieve the academic success and the maintenance of students until the accomplishment of the course.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 33 (2017), p. e154730, 1-26pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDental educatinosen
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectStudent dropouten
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.titleRetenção e evasão no ensino superior público : estudo de caso em um curso noturno de odontologiapt_BR
dc.title.alternativeRetention and dropout on public higher education : a case report of a dentistry-evening coursen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001018843pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples