Repositório Digital

A- A A+

Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem

.

Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagem
Outro título Education in health care : a challenge to change in nursing care praxis
Autor Lopes, Elisabeth de Fátima da Silva
Perdomini, Fernanda Rosa Indriunas
Flores, Giovana Ely
Brum, Liege Machado
Scola, Maria Lucia
Buógo, Míriam
Resumo O artigo apresenta a trajetória de implementação de uma proposta de educação em serviço do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS) para os profissionais de enfermagem. Aborda os caminhos percorridos pelas educadoras em serviço da Escola Técnica de Enfermagem no sentido de promover mudanças nas práticas educativas que vinham sendo realizadas com base no paradigma da educação continuada. A proposta está fundamentada na Política Nacional de Educação Permanente para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde e na Política de Humanização em Saúde do Ministério da Saúde e visa à criação de espaços educativos que permitam a reflexão dialógica sobre os processos de trabalho das equipes de enfermagem. Nessa perspectiva, as mudanças na organização e no exercício da atenção são construídas no cotidiano do trabalho de maneira articulada entre gestão, atenção à saúde, ensino e pesquisa, buscando a superação das concepções tradicionais e o fortalecimento de uma nova visão de educação em saúde.
Abstract This paper presents the implementation of an education proposal in health care services for nursing professionals at Hospital de Clínicas in Porto Alegre, Brazil. It approaches the routes followed by educators in service from the Nursing Technical School in the sense of promoting changes in educational practices that had been performed based on the paradigm of continuing education. The proposal is based on the National Policy for Permanent Education for those working for the Brazilian Unified Health System and on the Health Humanization Policy of the Brazilian Health Ministry. This experiment aims at the creation of educational spaces that can bring about discussions and some reflection upon work processes by nursing teams. Under such perspective, changes in organization and attention focusing are built throughout everyday work, articulating between management, health care, teaching and research, aiming at overcoming the traditional concepts of education in health care and at consolidating a new paradigm in health education.
Contido em Revista HCPA. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (2007), p. 25-27
Assunto Educação em saúde
Educadores em saúde
Enfermagem
[en] Health education
[en] Health educators
[en] Nursing
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/164485
Arquivos Descrição Formato
000791133.pdf (74.35Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.