Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLopes, Elisabeth de Fátima da Silvapt_BR
dc.contributor.authorPerdomini, Fernanda Rosa Indriunaspt_BR
dc.contributor.authorFlores, Giovana Elypt_BR
dc.contributor.authorBrum, Liege Machadopt_BR
dc.contributor.authorScola, Maria Luciapt_BR
dc.contributor.authorBuógo, Míriampt_BR
dc.date.accessioned2017-07-28T02:33:26Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn0101-5575pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164485pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta a trajetória de implementação de uma proposta de educação em serviço do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS) para os profissionais de enfermagem. Aborda os caminhos percorridos pelas educadoras em serviço da Escola Técnica de Enfermagem no sentido de promover mudanças nas práticas educativas que vinham sendo realizadas com base no paradigma da educação continuada. A proposta está fundamentada na Política Nacional de Educação Permanente para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde e na Política de Humanização em Saúde do Ministério da Saúde e visa à criação de espaços educativos que permitam a reflexão dialógica sobre os processos de trabalho das equipes de enfermagem. Nessa perspectiva, as mudanças na organização e no exercício da atenção são construídas no cotidiano do trabalho de maneira articulada entre gestão, atenção à saúde, ensino e pesquisa, buscando a superação das concepções tradicionais e o fortalecimento de uma nova visão de educação em saúde.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the implementation of an education proposal in health care services for nursing professionals at Hospital de Clínicas in Porto Alegre, Brazil. It approaches the routes followed by educators in service from the Nursing Technical School in the sense of promoting changes in educational practices that had been performed based on the paradigm of continuing education. The proposal is based on the National Policy for Permanent Education for those working for the Brazilian Unified Health System and on the Health Humanization Policy of the Brazilian Health Ministry. This experiment aims at the creation of educational spaces that can bring about discussions and some reflection upon work processes by nursing teams. Under such perspective, changes in organization and attention focusing are built throughout everyday work, articulating between management, health care, teaching and research, aiming at overcoming the traditional concepts of education in health care and at consolidating a new paradigm in health education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista HCPA. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (2007), p. 25-27pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectEducadores em saúdept_BR
dc.subjectHealth educatorsen
dc.subjectNursingen
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleEducação em saúde : um desafio para a transformação da práxis no cuidado em enfermagempt_BR
dc.title.alternativeEducation in health care : a challenge to change in nursing care praxisen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000791133pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples