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Formação das estratégias de comunicação das universidades federais em relação às ações afirmativas : os casos UFABC e UFRGS

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Formação das estratégias de comunicação das universidades federais em relação às ações afirmativas : os casos UFABC e UFRGS

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Título Formação das estratégias de comunicação das universidades federais em relação às ações afirmativas : os casos UFABC e UFRGS
Autor Lima, Patrícia Barreto dos Santos
Orientador Goulart, Sueli
Data 2017
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Ações afirmativas : Universidade pública : Brasil
Comunicacao : Administracao
MBA : Master in Business Administration
Pós-Graduação
[en] Access to higher education
[en] Affirmative actions
[en] Communication strategies
[en] Organization strategies
[en] Universities
Resumo Esta dissertação buscou compreender como se formam as estratégias de comunicação das universidades federais brasileiras em relação às ações afirmativas, a partir de um estudo de caso instrumental múltiplo em que foram selecionadas duas universidades com históricos, trajetórias e intencionalidades diferentes: UFABC e UFRGS. A coleta e análise de dados incluiu fontes primárias (entrevistas semi-estruturadas com atores envolvidos com as ações afirmativas e com comunicação nas universidades estudadas) e fontes secundárias (atas e resoluções dos conselhos universitários, planos de gestão, planos de desenvolvimento institucional, relatórios de gestão e relatórios de avaliação, além de publicações nos sites institucionais e outros produtos de comunicação). O estudo se valeu de abordagens dos campos da administração e da comunicação pública e ainda de referenciais da área da educação. Com base na perspectiva da estratégia deliberada e da estratégia emergente de Mintzberg (2006), verificou-se que as estratégias de comunicação identificadas nas duas universidades se formam a partir da combinação de processos deliberados e emergentes, em que interagem grupos/atores de diferentes origens e estruturas. Estes processos ocorrem, por vezes, em resposta a necessidades evidenciadas no dia-a-dia da instituição, assumindo características de um processo de aprendizagem, predominantemente emergente. Também foi identificada a ocorrência de formação de estratégias de consenso, desconectadas e ideológicas, evidenciando a mescla de deliberação e emergência nos processos estudados. A análise empreendida possibilitou ainda verificar que estratégias emergentes de comunicação podem contemplar os princípios da comunicação pública, tais como transparência, abordagem pedagógica, escuta e promoção da cidadania, independentemente de haver uma política de comunicação resultante do planejamento estratégico da instituição. A intencionalidade expressa da universidade, disseminada e incorporada, releva-se determinante para o estabelecimento de estratégias de comunicação alinhadas aos seus fundamentos institucionais, mais até do que planos que em alguns casos podem ter caráter apenas formalístico. Portanto, principalmente nos espaços historicamente elitistas em que não há intencionalidade de inclusão, as estratégias de comunicação devem contemplar as finalidades da comunicação pública, pois se entende que a promoção da cidadania decorre também do estabelecimento do diálogo entre a universidade e a sociedade voltado para informar, escutar e valorizar a interação.
Abstract This dissertation sought to understand how communication strategies of Brazilian federal universities are formed in relation to affirmative actions, based on a multiple instrumental case study in which two universities with different histories, trajectories and intentions were selected: UFABC and UFRGS. Data collection and analysis included primary sources (semistructured interviews with actors involved with affirmative action and communication in the universities studied) and secondary sources (university council minutes and resolutions, management plans, institutional development plans, management and evaluation reports, as well as publications on institutional websites and other communication products). This case study draws on approaches from administration and public comunication fields, as well as from referenctial of the education field. Based on the perspective of Mintzberg's deliberate strategy and emerging strategy (2006), it was verified that the communication strategies identified in the two universities are formed from the combination of deliberate and emerging processes, in which groups/actors from different sectors interact. These processes sometimes occur in response to needs evidenced in the routine of the institution, assuming characteristics of a learning process, predominantly emergent. It was also identified the formation of consensus, disconnected and ideological strategies evidencing the mixture of deliberation and emergency in the studied processes. The analysis made it possible also to verify that emerging communication strategies can contemplate the principles of public communication, such as transparency, pedagogical approach, listening and promotion of citizenship, regardless of whether there is a communication policy resulting from the strategic planning of the institution. The expressed intentionality of the university, disseminated and incorporated, is decisive for the establishment of communication strategies aligned with its institutional foundations, even more than plans that in some cases may have only a formalistic character. Therefore, especially in the historically elitist spaces where there is no intentionality of inclusion, communication strategies must contemplate the purposes of public communication, because the promotion of citizenship also stems from the establishment of dialogue between the university and the society to inform, to listen and to value the interaction.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/164681
Arquivos Descrição Formato
001027216.pdf (2.023Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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