Repositório Digital

A- A A+

Agroecologia e agricultura familiar : mais do que a mudança na base produtiva o desenvolvimento de uma visão empresarial pelo pequeno agricultor, o caso de Dom Pedro de Alcântara (RS)

.

Agroecologia e agricultura familiar : mais do que a mudança na base produtiva o desenvolvimento de uma visão empresarial pelo pequeno agricultor, o caso de Dom Pedro de Alcântara (RS)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Agroecologia e agricultura familiar : mais do que a mudança na base produtiva o desenvolvimento de uma visão empresarial pelo pequeno agricultor, o caso de Dom Pedro de Alcântara (RS)
Autor Torres, Pedro Antonio Gaddo
Orientador Fontoura, Luiz Fernando Mazzini
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Bacharelado.
Assunto Agricultura familiar
Agroecologia
Dom Pedro de Alcântara (RS)
Geografia agraria
[en] Agroecology
[en] Consumer
[en] Enterprising vision
[en] Farmer
[en] Market
[en] Production
[en] Transition
Resumo O desenvolvimento da agroecologia no Rio Grande do Sul está intimamente relacionado com a agricultura familiar. Desprovida de condições para confrontar a agricultura moderna, fortemente caracterizada pela presença de capital e tecnologia, a agricultura familiar encontra na agroecologia a condição para que sua importância social e econômica seja resgatada e preservada. Trabalha-se nesta pesquisa com os agricultores familiares ecológicos do município de Dom Pedro de Alcântara partindo da hipótese de que no momento da mudança do tipo de agricultura convencional para a ecológica, o agricultor muda a sua forma de produzir adotando uma conduta empresarial em relação a sua nova atividade. Inicialmente construiu-se um referencial teórico abrangendo um histórico da agroecologia, conceitos, as relações entre a agroecologia e a agricultura familiar, temas relacionados à comercialização de produtos ecológicos e tipos de pesquisas. O mercado consumidor de produtos agroecológicos de Porto Alegre e instituições de apoio à agroecologia de Dom Pedro de Alcântara também foram pesquisados. A metodologia consistiu na aplicação de questionários e em anotação à parte de informações relevantes colhidas em campo. As análises dos resultados confirmaram a hipótese de que o agricultor após a transição para a agroecologia, além de mudar sua base produtiva, desenvolveu uma visão empresarial para a atividade.
Abstract The development of agroecology in Rio Grande do Sul is intimately related to familiar agriculture. Lacking resources to face modern agriculture, strongly characterized by capital and technology, familiar agriculture finds in agroecology the means to restore and preserve its social and economic importance. This research project works with ecological family farmers from Dom Pedro de Alcântara and the hypothesis that, when changing agriculural type from conventional into ecological, farmers change their productive process adopting an enterprising behavior towards their new activity. First, theory references were set comprehending the history of agroecology, concepts, the relation between agroecology and familiar agriculture, issues related to the trading of ecological products and the types of research carried out. The consumer market of agroecological products in Porto Alegre and the agroecological supporting institutions in Dom Pedro de Alcântara have also been researched. The methodology consisted of questionnaires and field observation. The results analysis confirmed the hypothesis of an enterprising vision, besides a production basis change, developed by the farmer after the transition to agroecology.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16474
Arquivos Descrição Formato
000678382.pdf (1.425Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.