Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMahfuz, Edson da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorVillar, Hevelyn Hilda Baer Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-03T02:42:00Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164779pt_BR
dc.description.abstractA observação minimamente atenta às cidades contemporâneas revela uma realidade desintegrada, turbulenta e caracterizada por ruídos ensurdecedores. Diante desse cenário, o arquiteto depara-se com excessiva liberdade projetual. A falta de critérios formais adequados e de um quadro de referência, estético e histórico, permitem-lhe criar a partir do nada, de uma folha em branco. Esse processo projetual tem resultado em objetos arbitrários, cujas formas aleatórias têm pouca, ou nenhuma, relação com arquitetura. A banalidade do processo projetual e a necessidade de se reestabelecerem bases sólidas na arquitetura motivam esta tese. Já observara Le Corbusier que a desordem causa inquietação do espírito. A impossibilidade de percepção visual da ordem reforça a crise disciplinar da arquitetura contemporânea. Desse modo, o objetivo primordial desta pesquisa é investigar, quanto à clareza formal, um critério de projeto capaz de contribuir para a percepção visual da ordem e para a identificação da formalidade. O trabalho estrutura-se a partir de princípios básicos de arquitetura: a forma compreendida como estrutura organizada, derivada de um sistema de relações entre as partes, e arquitetura definida como síntese das necessidades do programa, das sugestões do lugar e da disciplina da construção. Sobre estes dois conceitos, fundamenta-se a investigação dos critérios, das estruturas formais e dos aspectos projetuais que contribuem para a ordem e para a clareza formal. A análise bibliográfica e a observação de projetos de arquitetura auxiliaram na identificação de três critérios essenciais e complementares: universalidade, sistematicidade e tectonicidade. Obras dos arquitetos suíços modernos, Werner Frey e Jacques Schader, e do arquiteto espanhol contemporâneo, Javier García- Solera, ilustram e reforçam os princípios abordados pela pesquisa e colaboram na construção de repertório estético e histórico de projeto. Acredita-se que a identificação e a compreensão dos critérios de ordem e de clareza formais sejam fundamentais para a recuperação da capacidade intelectual e visual em arquitetura. Somente assim, dotado de juízo estético, o arquiteto conseguirá afastar-se da banalidade projetual contemporânea e produzir arquitetura coerente e dotada de identidade formal.pt_BR
dc.description.abstractThe brief observa􀆟 on of contemporary ci􀆟 es reveals a disintegrated and disturbing reality, characterized by deafening noises. In this context, the architect possesses dispropor􀆟 onate design freedom. The lack of appropriate formal criteria combined with the absence of an Aesthe􀆟 c frame and historical reference allows him to create from “nothing” and start from a clean sheet of paper. This process of design has resulted in the concep􀆟 on of arbitrary objects, where random forms have li􀆩 le, (and some􀆟 mes no rela􀆟 onship with architecture. The banality of the design process and the necessity to reestablish solid founda􀆟 ons for architecture mo􀆟 vate this thesis. Le Corbusier had previously discussed that disorder causes the “uneasiness of the spirit”. The impossibility of visual percep􀆟 on of the concept order reinforces the disciplinary crisis of contemporary architecture. Therefore, the primary objec􀆟 ve of this research is the inves􀆟 ga􀆟 on of the quality defi ned as formal clarity, a design criteria capable of contribu􀆟 ng to the visual percep􀆟 on of order and the iden􀆟 fi ca􀆟 on of formality. This research is organized upon the basic principles of architecture. Form, understood as an organized structure derived from a system of rela􀆟 ons between the parts and the whole. Architecture, defi ned as the formal synthesis of the program’s necessi􀆟 es, the sugges􀆟 ons of the place and discipline of construc􀆟 on. These two concepts are fundamental in the inves􀆟 ga􀆟 on of formal structure and the design aspects that contribute to order and formal clarity. The bibliographic analysis and the observa􀆟 on of architecture projects contributed to the iden􀆟 fi ca􀆟 on of three essen􀆟 al and complementary criteria: Universality, systema􀆟 city and tectonics. Architectural projects by the modern Swiss architects Werner Frey and Jacques Schader and the contemporary Spanish architect Javier García-Solera, illustrate and reinforce the principles addressed by the research and collaborate in the construc􀆟 on of an aesthe􀆟 c and historical repertoire of solu􀆟 ons. The iden􀆟 fi ca􀆟 on and understanding of formal order and clarity are considered fundamental for the reestablishment of intellectual and visual capacity in architecture. Only thus, endowed with aesthe􀆟 c judgment, will the architect be able to move away from contemporary design banality and produce coherent architecture with formal iden􀆟 ty.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGarcia-Solera, Javierpt_BR
dc.subjectProjeto arquitetônicopt_BR
dc.titleOrdem e clareza formal em arquiteturapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001027706pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples