Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTittoni, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorCastro, Diego Drescher dept_BR
dc.date.accessioned2017-08-03T02:42:32Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164799pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação de mestrado surge a partir de uma trajetória de pesquisa, extensão e militância que se desenvolve desde o início da graduação no curso de psicologia. A partir de três grandes categorias – loucura, lei e conhecimento – o texto se desenrola transversalizando experiências e teorias, principalmente a partir das vivências do pesquisador em grupos e projetos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no Instituto Psiquiátrico Forense do Rio Grande do Sul (IPF). Para tal, a estética dessa escrita se baseia no ato de contar histórias, aproximando os conceitos de cartografia, ensaio e biografema. Tendo como referência a passagem do século XVIII para o século XIX, e, consequentemente, a passagem da episteme clássica para episteme moderna analisarei as relações de saber-poder no contexto dos manicômios judiciários e no surgimento da Universidade contemporânea. A partir da exposição do cenário atual e da construção histórica dessas temáticas, tenciono analisar quais as condições de possibilidade para o surgimento da política de extensão universitária e seu papel de resistência na formação universitária.pt_BR
dc.description.abstractThis Masters dissertation comes up from a trajectory of research, extension and militancy that has been developed since the beginning of the degree in psychology. Starting from three large categories – madness, law and knowledge – the text unwinds itself through transversality of theories and experiences, principally departing from the researcher’s experience in groups and projects from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and the Psychiatric Forensic Institute of Rio Grande do Sul (IPF). Incidentally, this writings aesthetics is based on the act of storytelling, bringing closer concepts of cartography, essay and biographeme. Having as reference the passage of the 18th to the 19th century, and, consequently, the turn from classic episteme to the modern episteme, I will analyze the relations of knowledge and power on the context of judiciary asylums and the emergence of contemporary University. Starting from the exposure of the current scenario and the historic construction of these themes, I intend to analyze what are the conditions of possibilities for the rising of policies regarding university extensions and its roll of resistance in university education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectmadness, , , ,en
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectLoucurapt_BR
dc.subjectUniversity extensionen
dc.subjectResistanceen
dc.subjectManicômio judiciáriopt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectLawen
dc.titleHistórias em mosaico : percursos entre loucura, lei e conhecimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001044200pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples