Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAndres, Suelen de Souzapt_BR
dc.contributor.authorJaeger, Angelita Alicept_BR
dc.contributor.authorGoellner, Silvana Vilodrept_BR
dc.date.accessioned2017-08-04T02:39:05Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0103-3948pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164846pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar como estudantes e supervisoras participantes do subgrupo Educação Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Santa Maria compreendem temas afetos às relações de gênero e de sexualidade. O estudo inscreve-se na abordagem qualitativa e contou com a colaboração de vinte estudantes e quatro docentes supervisoras das escolas envolvidas no Programa. Como instrumento de captação de informação utilizamos um questionário contendo dez perguntas abertas, as quais indagavam sobre conhecimentos, percepções, ações e importância atribuídos às questões de gênero e sexualidade no contexto da escola em que atuavam. As respostas obtidas foram sistematizadas a partir dos escritos mais expressivos e seus resultados apontam que existe uma associação entre os conceitos de gênero e sexualidade cujas explicitações mantêm forte relação com aspectos biológicos do corpo e estão assentadas quase que exclusivamente em normas heteronormativas.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to analyze how students and supervisors, who are members of the Physical Education subgroup of the Institutional Scholarship Program of Teacher Initiation of the Federal University of Santa Maria approach themes related to gender and sexuality. This study falls within the qualitative approach and the group studied consisted of 20 academic students and four supervisor teachers of the schools involved with the abovementioned Program. In order to collect information, we used a questionnaire containing ten open questions, which inquired about knowledge, perceptions, actions and importance attributed to the issues of gender and sexuality in the context of the school where they worked. The responses obtained were systematized from the most significant writings and their results showed that there is an association between the concepts of gender and sexuality whose clarifications maintain strong relationship with biological aspects of the body and are settled almost exclusively in heteronormative standards.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da educação física / UEM. Maringá. Vol. 26, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 167-179pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.titleEducar para a diversidade : gênero e sexualidade segundo a percepção de estudantes e supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (UFSM)pt_BR
dc.title.alternativeEducating for diversity : gender and sexuality in the perception of students and supervisors of the Institutional Scholarship Program of Teacher Initiation (UFSM)en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001016103pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples