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As semioses do trailer da publicidade à experiência estética

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As semioses do trailer da publicidade à experiência estética

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Título As semioses do trailer da publicidade à experiência estética
Outro título Trailer semiosis from advertising to aesthetic experience
Autor Silva, Alexandre Rocha da
Iuva, Patrícia de Oliveira
Resumo O artigo As semioses do trailer da publicidade à experiência estética objetiva desconstruir as interpretações habituais que vinculam o trailer à publicidade, para dar a ver também os agenciamentos que o caracterizam como um texto revelador de tendências da experiência audiovisual contemporânea. À luz da desconstrução (Derrida), as dimensões estética e narrativa do trailer, geralmente relegadas a segundo plano diante da publicidade, assumem posição central. Metodologicamente, são analisadas considerando os regimes do visível e do enunciável, propostos por Michel Foucault. O arquivo de que se partiu para tal problematização contém os trailers de Cidadão Kane, de Orson Welles, Psicose, de Alfred Hitchcock e Laranja mecânica, de Stanley Kubrick. A análise deste arquivo permitiu reconhecer uma certa autonomia estética do trailer em relação à publicidade, mas também – e sobretudo – em relação ao filme que enuncia.
Abstract The article Trailer semiosis from advertising to aesthetic experience seeks to deconstruct the usual interpretations that attach trailer to advertising in order to also show the agencies which characterize trailer as a text that reveals contemporary proclivities in the audiovisual experience. In light of deconstruction (Derrida) trailer’s aesthetic and narrative dimensions often left aside before advertising assume central position. Methodologically are analyzed considering the visible and sayable regimes proposed by Michel Foucault. The archive from which such problematization has been constructed contains trailers of Citizen Kane, by Orson Welles, Psycho, by Alfred Hitchcock and A clockwork orange, by Stanley Kubrick. The analysis of this archive allowed to recognize a certain aesthetic autonomy of trailer regarding advertising, but also, and above all, regarding to the film which it enunciates.
Contido em Revista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia. Vol. 20, n. 2 (maio/ago. 2013); p. 310-336
Assunto Publicidade
Trailer cinematográfico
[en] Semiosis
[en] Traces
[en] Trailer
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/164871
Arquivos Descrição Formato
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