Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSperafico, Yasmini Lais Spindlerpt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Beatriz Vargaspt_BR
dc.contributor.authorGolbert, Clarissa Seligmanpt_BR
dc.date.accessioned2017-08-09T02:34:14Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0103-636Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164930pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou a relação entre a competência cognitiva e o desempenho na resolução de problemas com equações algébricas do 1º grau. 38 indivíduos, de 12 a 15 anos, do 8º ano de uma escola pública de Porto Alegre, foram agrupados em dois grupos, alto e baixo nível de competência cognitiva, utilizando-se o WASI. Estes estudantes realizaram a Tarefa de Resolução de Problemas com Equações Algébricas do 1º Grau (TRPEA) para verificarmos a existência de relação entre a competência cognitiva e a resolução de problemas, bem como as diferenças de desempenho entre os grupos. Encontrou-se correlação significativa (p<0,001) entre o WASI e a TRPEA e diferença significativa (p<0,001) entre os dois grupos quanto ao desempenho na TRPEA. Os resultados obtidos confirmam achados anteriores, evidenciando a relação entre a competência cognitiva e o desempenho na resolução de problemas com equações algébricas do 1º grau. Implicações para o ensino escolar são discutidas.pt_BR
dc.description.abstractThis investigation explored the relationship between cognitive competence and performance in solving problems with 1st degree algebraic equations. Thirty-eight students, aged 12 to 15, attending the 8th year of primary education in a public school in Porto Alegre, were divided into two groups, according to high or low cognitive competence level, using WASI - Whimbey Analytical Skills Inventory. These students accomplished the Problem Solving 1st Degree Algebraic Equations Task (PSAET) sothe authors could inquire about the existence of connection between cognitive competence and problem solving, as well as to check differences in group performances. The results obtained were: significant correlation (p<0,001) between WASI and PSAET and significant difference (p<0,001) between two groups in reference to the performance in PSAET. Such results confirm previous findings, emphasizing the relationship between cognitive competence and performance in 1st degree algebraic equations problem solving. School education implications are discussed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBolema. Rio Claro, SP. Vol. 29, n. 51 (abr. 2015), p. 333-348pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCognitive Competenceen
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectProblem Solvingen
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subject1st Degree Algebraic Equationsen
dc.titleCompetência cognitiva e resolução de problemas com equações algébricas do 1° graupt_BR
dc.title.alternativeCognitive Competence and Problem-Solving Involving 1st Degree Algebraic Equations en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001026722pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples