Repositório Digital

A- A A+

O perigo da "argentinização" da transição política brasileira : uma visão sobre a Argentina no Brasil de 1984 e 1985

.

O perigo da "argentinização" da transição política brasileira : uma visão sobre a Argentina no Brasil de 1984 e 1985

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O perigo da "argentinização" da transição política brasileira : uma visão sobre a Argentina no Brasil de 1984 e 1985
Autor Bauer, Caroline Silveira
Resumo Um dos marcos do processo de transição político brasileiro, no que diz respeito à elaboração de políticas de memória, foi a promulgação da Lei de Anistia, em agosto de 1979. A partir daquele momento, os debates sobre a responsabilização criminal dos agentes da repressão da ditadura civil-militar, bem como as iniciativas para elucidar os crimes cometidos pelo Estado, sofreriam uma interdição jurídica e moral; o esquecimento seria indispensável para a consecução da construção da democracia. No entanto, simultaneamente a esse processo de olvido deliberado por parte dos governos transicionais brasileiros, a primeira administração civil após a ditadura na vizinha Argentina promovia os direitos à memória, à verdade e à justiça, a partir de 1983. Este artigo tem como objetivo analisar como as medidas implementadas por Raúl Alfonsín – mais especificamente, a criação da Comisión Nacional sobre la Desaparición de Personas (CONADEP), a autorização da realização do Juicio a las Juntas e a publicação do relatório Nunca Más –, repercutiram no serviço de informações da ditadura civil-militar brasileira e na imprensa nacional. A partir da recuperação das manifestações de diversos setores do governo e da sociedade civil, procura-se recuperar o temor sobre um possível “aprendizado por contágio”, que levaria a democracia brasileira a sofrer uma “argentinização” quanto ao passado recente.
Contido em Aletheia. Buenos Aires, Argentina. Vol. 7, n. 13 (oct. 2016), p. 1-22
Assunto Ditadura
História : Argentina
História : Brasil
História política
Origem Estrangeiro
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/164931
Arquivos Descrição Formato
001026345.pdf (399.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.