Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorPacievitch, Carolinept_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Mara Cristina de Matospt_BR
dc.date.accessioned2017-08-09T02:35:20Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1806-3993pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164955pt_BR
dc.description.abstractO artigo propõe reflexões sobre o Ensino de História na interseção com a Teoria e Metodologia da História, pensada como parte indissociável do planejamento de aulas de história na educação básica. Analisa-se uma proposta de aula desenvolvida no âmbito do Pibid, envolvendo temas da história da África e o recurso de histórias em quadrinhos. A hipótese é a de que problemas metodológicos, como a crítica documental, e teóricos, como configuração/refiguração de sentido e “função autor”, estão associados à didática desenvolvida pelos pibidianos, mesmo que tenham permanecido implícitos em seus planejamentos e relatos de experiência prática. Complementam a análise considerações em torno da dimensão política da história, cujo papel social inclui a criação de condições para a distribuição mais igualitária dos bens culturais e a garantia do acesso e construção de conhecimentos em aula.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes reflections on the Teaching of History in the intersection with the Theory and Methodology of History regarded as inseparable from the history class planning in basic education. We have analyzed a class proposal developed in Pibid involving topics of the history of Africa and using comics as a resource. The hypothesis founding our reflections is that methodological and theoretical problems about historical knowledge are currently linked to the didactics developed by ‘pibidians’, even though they have remained implicit in their class planning and practical experience reports. This analysis has been complemented with remarks about the political dimension of history, whose social role includes the creation of conditions that favor a more egalitarian distribution of cultural assets, as well as the guarantee of access and construction of knowledges in classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHistória hoje. Florianópolis, SC. Vol. 6, n. 11 (2017), p. [325]-348pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory Teachingen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectPibiden
dc.subjectTheory and Methodology of Historyen
dc.subjectTeoriapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleTeoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibidpt_BR
dc.title.alternativeTheory, methodology and history teaching : ways of looking from Pibiden
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001025601pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples