Repositório Digital

A- A A+

Docência em matemática e o paradoxo das múltiplas identidades : contribuições da filosofia deleuziana

.

Docência em matemática e o paradoxo das múltiplas identidades : contribuições da filosofia deleuziana

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Docência em matemática e o paradoxo das múltiplas identidades : contribuições da filosofia deleuziana
Outro título Teaching in Mathematics and the Paradox of Multiple Identities: Contributions of the Deleuzian philosophy
Autor Santos, Suelen Assunção
López Bello, Samuel Edmundo
Resumo O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa perspectivada pela linha teórica das filosofias da diferença e educação que teve por objetivo analisar o movimento da forma, enquanto conceito filosófico, ‘docência-em-matemática’. Mostra-se, a partir de discursos teóricos da área da Educação Matemática e Formação de Professores, que as identidades docentes atualizadas na contemporaneidade são carregadas por um discurso dual da vida, do mundo e do humano e que herdam das filosofias da representação platônico-aristotélica, muitos de seus pressupostos e significados. Mostra-se que os efeitos das múltiplas identidades se desdobram em desconsiderar a diferença como elemento constitutivo da docência e que, mesmo que haja múltiplas possibilidades identitárias, a docência é construída por assemelhação a um modelo, permanecendo a perspectiva de um falso movimento.
Abstract This article presents a research based on the theoretical perspective of philosophies of difference and education that aims to analyze the movement of form – this one as a philosophical concept – ‘teaching-in-mathematics’. From the theoretical discourses of Mathematics Education and Teacher Training, it is shown that the contemporary teacher’s identities are embeded of a dual discourse of life, the world and the human, and many of their assumptions and meanings are inherited from the Platonic-Aristotelian philosophies. It is shown that the effects of multiple identities unfold in disregarding difference as an important element of teaching and even if there are multiple possibilities of identity, teaching’s identity-work is constituted resembling a model, remaining the perspective of a false movement.
Contido em Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS. 2017. Vol. 10, n. 22 (jan./jun. 2017), p. 222-243
Assunto Deleuze, Gilles, 1925-1995
Docência
Filosofia
Identidade
Matemática
[en] Difference
[en] Identity
[en] Representation
[en] Teaching in Mathematics
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/164976
Arquivos Descrição Formato
001024132.pdf (817.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.