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Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos

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Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos

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Título Imigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianos
Outro título Immigration, refuge and language policy in Brazil : reflections on plurilingual school and teacher training based on an educational practice with Haitian students
Autor Bulla, Gabriela da Silva
Silva, Rodrigo Lages e
Lucena, Júlia de Campos
Silva, Leandro Paz da
Resumo Apresentamos algumas considerações construídas a partir de um projeto de ensino de Português como Língua Adicional (PLA) e oficinas audiovisuais, realizado em 2016, com haitianos em uma escola de Porto Alegre. Refletimos sobre imigração, refúgio e políticas educacionais, no intuito de colaborar com profissionais da educação que têm acolhido imigrantes e refugiados como parte de seu corpo discente. Além disso, debatemos as políticas linguísticas (PL) que vêm norteando as práticas plurilíngues no contexto escolar em foco, especialmente envolvendo questões relativas ao PLA. Nas conclusões, apresentamos algumas considerações referentes à formação de professores para atuação no contexto escolar plurilíngue.
Abstract We present some reflections resulting from an educational project of Portuguese as an Additional Language (PAL) teaching and audiovisual workshops conducted in 2016 with Haitians in a school in Porto Alegre. We reflect upon immigration, refuge and educational policies, aiming at collaborating with educational practitioners who have been hosting immigrants and refugees as part of their alumni. Furthermore, we discuss the language policies (LP) that have been guiding plurilingual practices in the school context in focus, especially concerning PAL matters. In our conclusions, we present some considerations regarding the education of teachers to work on plurilingual school contexts.
Contido em Organon. Porto Alegre, RS. Vol. 32, n. 62 (2017), [14 p.]
Assunto Ensino de língua portuguesa
Imigração
Língua portuguesa
Plurilinguismo
Política lingüística
[en] Immigration
[en] Portuguese As An Additional Language
[en] Refuge
[en] School
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/164981
Arquivos Descrição Formato
001026503.pdf (301.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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