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dc.contributor.authorBulla, Gabriela da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Lages ept_BR
dc.contributor.authorLucena, Júlia de Campospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Leandro Paz dapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-09T02:36:25Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn0102-6267pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164981pt_BR
dc.description.abstractApresentamos algumas considerações construídas a partir de um projeto de ensino de Português como Língua Adicional (PLA) e oficinas audiovisuais, realizado em 2016, com haitianos em uma escola de Porto Alegre. Refletimos sobre imigração, refúgio e políticas educacionais, no intuito de colaborar com profissionais da educação que têm acolhido imigrantes e refugiados como parte de seu corpo discente. Além disso, debatemos as políticas linguísticas (PL) que vêm norteando as práticas plurilíngues no contexto escolar em foco, especialmente envolvendo questões relativas ao PLA. Nas conclusões, apresentamos algumas considerações referentes à formação de professores para atuação no contexto escolar plurilíngue.pt_BR
dc.description.abstractWe present some reflections resulting from an educational project of Portuguese as an Additional Language (PAL) teaching and audiovisual workshops conducted in 2016 with Haitians in a school in Porto Alegre. We reflect upon immigration, refuge and educational policies, aiming at collaborating with educational practitioners who have been hosting immigrants and refugees as part of their alumni. Furthermore, we discuss the language policies (LP) that have been guiding plurilingual practices in the school context in focus, especially concerning PAL matters. In our conclusions, we present some considerations regarding the education of teachers to work on plurilingual school contexts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 32, n. 62 (2017), [14 p.]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectImmigrationen
dc.subjectRefugeen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectImigraçãopt_BR
dc.subjectPolítica lingüísticapt_BR
dc.subjectPortuguese As An Additional Languageen
dc.subjectPlurilinguismopt_BR
dc.titleImigração, refúgio e políticas linguísticas no Brasil : reflexões sobre escola plurilíngue e formação de professores a partir de uma prática educacional com estudantes haitianospt_BR
dc.title.alternativeImmigration, refuge and language policy in Brazil : reflections on plurilingual school and teacher training based on an educational practice with Haitian studentsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001026503pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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