Repositório Digital

A- A A+

Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa

.

Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa
Outro título The contributions of digital technologies in the teaching of nursing skills : an integrative review
Outro título Contribuciones de tecnología educativa digital en la educación de habilidades de enfermería : revisión integradora
Autor Silveira, Mauricio de Souza
Cogo, Ana Luisa Petersen
Resumo Objetivo: Analisar as contribuições da utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem. Método: Revisão integrativa da literatura, com busca em cinco bases de dados no período de 2006 a 2015 com combinações dos descritores “educação em enfermagem”, “instrução por computador”, “tecnologia educacional” ou respectivos termos em inglês. Resultados: Amostra de 30 artigos agrupados nas categorias temáticas “tecnologia na simulação com manequins”, “estímulo à aprendizagem” e “ensino de habilidades de enfermagem”. Identificou-se diferentes formatos de tecnologias educacionais digitais utilizadas no ensino de habilidades de Enfermagem, como vídeos, ambientes virtuais, aplicativos, hipertexto, jogos e simuladores com realidade virtual. Conclusões: Esses materiais digitais colaboraram na aquisição de referencial teórico que subsidiam as práticas, dinamizam o ensino e possibilitam a utilização de métodos ativos de aprendizagem, rompendo com o ensino tradicional de demonstrar e repetir procedimentos.
Abstract Objective: To analyze the contributions of digital educational technologies used in teaching nursing skills. Method: Integrative literature review, search in five databases, from 2006 to 2015 combining the descriptors ‘education, nursing’, ‘educational technology’, ‘computer-assisted instruction’ or related terms in English. Results: Sample of 30 articles grouped in the thematic categories ‘technology in the simulation with manikin’, ‘incentive to learning’ and ‘teaching of nursing skills’. It was identified different formats of digital educational technologies used in teaching Nursing skills such as videos, learning management system, applications, hypertext, games, virtual reality simulators. Conclusions: These digital materials collaborated in the acquisition of theoretical references that subsidize the practices, enhancing the teaching and enable the use of active learning methods, breaking with the traditional teaching of demonstrating and repeating procedures.
Resumen Objetivo: Analizar las aportaciones de la utilización de tecnología educativa digital utilizadas en la enseñanza de habilidades de enfermería. Método: Revisión integradora con la búsqueda bibliográfica en cinco bases de datos desde 2006 hasta 2015 con combinaciones de descriptores ‘educación en enfermería’, ‘instrucción por computadora’, ‘tecnología educacional’ o respectivos términos en inglés. Resultados: Muestra de 30 artículos agrupados en categorías temáticas ‘tecnología en maniquíes de simulación’, ‘estimulando el aprendizaje’ y ‘enseñanza de habilidades de enfermería’. Se identificaron diferentes formas de tecnologías educativas utilizadas en la enseñanza de habilidades de enfermería, tales como videos, entornos virtuales, aplicaciones de hipertexto, juegos, simuladores de realidad virtual. Conclusiones: Estos materiales digitales ayudan en la adquisición de marco teórico que apoyan las prácticas, optimizan la enseñanza y permiten el uso de métodos de aprendizaje activo, rompiendo con la enseñanza tradicional para demostrar y repetir los procedimientos.
Contido em Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 38, n. 2 (jun. 2017), p. e66204
Assunto Educação em enfermagem
Enfermagem
Instrução por computador
Tecnologia educacional
[en] Computer-assisted instruction
[en] Education
[en] Educational technology
[en] Nursing
[es] Educación en enfermería
[es] Instrucción por computadora
[es] Tecnología educacional
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/165043
Arquivos Descrição Formato
001025106.pdf (191.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.