Repositório Digital

A- A A+

A interação em ambiente eletrônico no ensino de português língua estrangeira adicional : a otimização da aprendizagem de iniciantes

.

A interação em ambiente eletrônico no ensino de português língua estrangeira adicional : a otimização da aprendizagem de iniciantes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A interação em ambiente eletrônico no ensino de português língua estrangeira adicional : a otimização da aprendizagem de iniciantes
Autor Rottava, Lucia
Silva, Antônio Márcio da
Resumo Este artigo trata da interação em ambiente eletrônico, contemplando dois aspectos interligados: as possibilidades de interação por meio de recursos eletrônicos e a configuração do ensino e da aprendizagem de português como LE-adicional. O objetivo é analisar a produção oral e escrita de aprendizes de português LE-adicional. Os dados para a análise foram gerados em ambiente virtual. Os resultados sugerem alguns aspectos que os recursos eletrônicos otimizam: interação genuína; situações nas quais os aprendizes arriscam mais ao produzir na LE, alinhando-se ao que ocorre no cotidiano; aprendizagem para além da sala de aula, visto receberem feedback (retorno) do professor das construções na LE para além dos conteúdos programáticos; e autonomia aos aprendizes na medida em que podem sistematizar sua aprendizagem.
Abstract This article discusses language learners’ interaction in a virtual learning environment, contemplating two interconnected aspects: the possibilities of interaction through the use of electronic resources and the configuration of teaching and learning of Portuguese as an additional language (AL). The objective is to analyse learners of Portuguese-AL’s oral and written production. The data analysed was produced in a virtual environment. The results suggest some aspects that electronic resources optimise: genuine interaction; situations in which learners risk more whist producing written and speaking work in the FL, connecting to what happens in everyday life; learning develops beyond the context of the classroom, since learners receive feedback from the tutor about language forms and uses beyond the syllabus of the course; and the granting of autonomy to learners as they can systematise their learning process.
Contido em Horizontes de lingüística aplicada. Brasília. Vol. 11, n. 1 (2012), p. 159-188
Assunto Computador
Ensino de línguas
Interação
Língua estrangeira
Língua portuguesa
[en] Electronic resources
[en] Interaction
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/165082
Arquivos Descrição Formato
000872901.pdf (592.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.