Repositório Digital

A- A A+

Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais

.

Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Integração e relações étnico-raciais : um exercício de análise de redes sociais
Outro título Integración y relaciones étnico-raciales. Un ejercicio de análisis de redes sociales
Outro título Integration and ethnic-racial relations. an exercise of social networks analysis
Autor Carbonai, Davide
Resumo O artigo examina as relações de amizade entre alunos de duas turmas de ensino médio e se propõe a destacar eventuais elementos críticos na integração entre grupos étnicos. A pesquisa utiliza algumas técnicas de análise de redes sociais: além das estatísticas de centralidade e betweeness, o texto apresenta um índice de homofilia-eterofilia, para indicar a propensão de cada aluno (Ego) a se relacionar com Alters do mesmo ou de diferente grupo étnico. Ao final, a análise aponta para algumas criticidades na integração entre grupos. Além de apresentar a pesquisa e os resultados deste exercício, o artigo introduz o leitor nos principais conceitos utilizados na análise de redes sociais, também como proposta metodológica na área de educação.
Resumen El artículo examina las relaciones de amistad entre los estudiantes de dos aulas de curso secundario y tiene como objetivo tornar evidentes algunos elementos críticos en la integración de grupos étnicos. La investigación aborda algunas técnicas de análisis de redes sociales: además de las estadísticas de centralidade y betweeness, el texto presenta un índice de homofilia-heterofilia para indicar la propensión de cada estudiante (Ego) para relacionarse con Alters de el mismo o de grupo étnico distinto. Por último, el análisis apunta a una cierta criticidad en la integración entre los grupos. Además de presentar los resultados de este ejercicio, el artículo introduce al lector a los principales conceptos utilizados en el análisis de redes sociales, así como una propuesta de investigación en el campo de la educación.
Abstract The paper examines friendship relations among students of two classes of middle school, and also puts in evidence some critical elements in the inter-ethnic integration process. The exercise uses social network analysis techniques: in addition to the degree and betweeness statistics, this paper presents an I-E index, to show the propensity of each student (Ego) to relate to Alters of the same or different ethnic group. Finally, the analysis points out some critical elements of integration between groups. Over and above, in addition to main results, the paper introduces some key concepts, adopted in social network analysis.
Contido em Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. RIAEE. Araraquara, SP, UNESP, 2017. Vol. 12, n.1 (jan./mar. 2017), p. 215-227
Assunto Análise de redes sociais
Ensino médio
Integração social
Sociologia : Grupos sociais
[en] High school
[en] Social integration
[en] Social network analysis
[en] Sociology of groups
[es] Análisis de redes sociales
[es] Curso secundário
[es] Integración social
[es] Sociología de los grupos
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/165119
Arquivos Descrição Formato
001044815.pdf (469.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.