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Proposição de um modelo para obter a resposta dinâmica e pontes rodoviárias considerando a interação veículo-ponte

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Proposição de um modelo para obter a resposta dinâmica e pontes rodoviárias considerando a interação veículo-ponte

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Título Proposição de um modelo para obter a resposta dinâmica e pontes rodoviárias considerando a interação veículo-ponte
Outro título Proposition of a Model to Obtain the Dynamic Response in Road Bridges Considering the Interaction Bridge-Vehicle
Autor Pagnoncelli, Ana Paula
Orientador Miguel, Letícia Fleck Fadel
Data 2017
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Dynamic Response
[en] Newmark’s Method
[en] Pavement Roughness
[en] Road Bridges
[en] Vehicle-Pavement Interaction
Resumo Neste trabalho é proposto um modelo para determinar a resposta dinâmica de pontes rodoviárias, devido a cargas dinâmicas causadas por veículos trafegando sobre pavimento irregular. Para a realização deste trabalho foram desenvolvidas rotinas computacionais com o software Matlab®. Foi utilizando um modelo de ponte rodoviária biapoiada sem balanços de seção tipo caixão dividida em elementos de viga conforme o Método dos Elementos Finitos; os perfis de irregularidade da pista foram obtidos de acordo com a norma ISO 8608; foram utilizados três modelos simplificados de veículos, um com um único eixo e uma massa, um com dois eixos e três massas e um com três eixos e quatro massas, todos trafegando a uma velocidade constante. Como resultados, através do Método de Newmark, se obteve o deslocamento, a velocidade e a aceleração para cada nó dos elementos de viga em função do tempo, causados pela passagem de cada um dos modelos de veículos sobre um pavimento de qualidade razoável.
Abstract Proposition of a model to determine the dynamic response in road bridges, due to dynamic loads caused by vehicles traveling on rough pavement. To perform this work, computational routines developed with Matlab® software were used. It was used a model of simply supported highway box girder bridge without balances divided in beam elements according to the Finite Element Method; the pavement roughness profiles were obtained according to ISO 8608; three simplified models of vehicles were used, one with a single axle and one mass, one with two axles and three masses and one with three axles and four masses, all of them traveling at a constant speed. As results, through Newmark’s Method, the displacement, velocity and acceleration, caused by the passage of each of the vehicle models on a pavement of reasonable quality were obtained for each node of the beam elements as a function of time.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/165122
Arquivos Descrição Formato
001044540.pdf (1.424Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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